Saúde

Crochê e tricô: conheça os benefícios para a saúde mental e o desenvolvimento pessoal

Estudo aponta que as práticas artesanais podem melhorar a qualidade de vida e proporcionar uma sensação de propósito

O crochê e o tricô, assim como outras manualidades, têm se tornado cada vez mais populares, seja como passatempo, forma de expressão criativa ou até mesmo uma oportunidade de empreendedorismo. Essas atividades, além de proporcionar relaxamento, ajudam pessoas de todas as idades a desenvolver habilidades cognitivas, promovendo diversos benefícios para a saúde.

Crochê e tricô: conheça os benefícios para a saúde mental e o desenvolvimento pessoal
(mixetto – iStock)

Um estudo divulgado na revista científica Frontiers in Public Health aponta que atividades manuais de lazer podem melhorar o bem-estar e a saúde mental. No levantamento, os participantes que praticavam artesanato relataram maiores níveis de felicidade e satisfação com a vida, além de um sentido mais profundo de propósito.

Helen Keys, autora principal do estudo, destacou em um comunicado oficial que o artesanato exerce um impacto positivo na vida das pessoas. “Artesanato e outras atividades artísticas mostraram um efeito significativo na previsão da sensação das pessoas de que sua vida vale a pena. De fato, o impacto do artesanato foi maior do que o impacto de estar empregado”, afirmou.

Além dos benefícios das artes manuais de forma geral, a prática de crochê e tricô oferece vantagens específicas que contribuem para o equilíbrio e o bem-estar ao longo da vida.

Siga nosso canal no Whatsapp

Estímulo para o cérebro

Por demandarem altos níveis de concentração, tanto o crochê quanto o tricô auxiliam na melhoria do raciocínio e da coordenação motora. A prática dessas atividades manuais estimula o cérebro, o que pode contribuir para a inibição de doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Reduzem o estresse e combatem a depressão

Atividades manuais realizadas como lazer podem aumentar os níveis de serotonina no cérebro, promovendo uma maior sensação de bem-estar e prazer. Além disso, a prática do artesanato ajuda a reduzir a ansiedade e pode aliviar sintomas associados à depressão, proporcionando um efeito positivo na saúde mental dos indivíduos.

Estímulo da criatividade

O crochê e o tricô são artes que estimulam a criatividade. Ao escolher peças, cores e criar novas combinações, o cérebro é constantemente desafiado, o que amplia o repertório criativo do indivíduo e fortalece sua capacidade criativa.

Aumentam a capacidade motora

A prática de atividades manuais estimula o desenvolvimento psicomotor, que abrange habilidades motoras e intelectuais. Por essa razão, algumas escolas, como as que seguem a pedagogia Waldorf, incorporam o crochê em sua grade curricular infantil.

Para adultos e idosos, tanto o crochê quanto o tricô oferecem benefícios ao estimular a lubrificação das articulações, ajudando a prevenir dores associadas ao envelhecimento.

Como começar a fazer crochê e tricô

Tanto o crochê quanto o tricô requerem materiais simples para começar. Com agulha, linhas e tesouras, que podem ser adquiridas em um armarinho online, o indivíduo já está pronto para explorar a técnica escolhida.

Atualmente, esse processo se torna ainda mais acessível graças a uma variedade de vídeos e aulas online, que ensinam desde pontos básicos até a criação de projetos mais elaborados. Além disso, é possível encontrar aulas em grupo ou particulares, tanto online quanto presenciais, para aprimorar as técnicas.

Por fim, é importante ressaltar que, assim como outras atividades manuais, o crochê e o tricô demandam paciência e prática. Portanto, ao iniciar nas técnicas, é aconselhável optar por projetos mais simples, evitando a frustração ao executar a peça.

5 1 voto
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios