Abertas inscrições para o Festival Internacional de Cinema Independente
Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Festicini – Festival Internacional de Cinema Independente de Guararema, no interior de São Paulo. Até o dia 23 de agosto, as inscrições são gratuitas e passam a ter uma taxa simbólica a partir do dia 24 de agosto até 22 de outubro, de R$20 para filmes nacionais e US$10 para estrangeiros.
As produções selecionadas vão ser apresentadas para a população entre os dias 9 e 18 de novembro. Será aceita qualquer produção, desde que independente, das mais variadas temáticas.
Os filmes estrangeiros deverão obrigatoriamente possuir legenda em português. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site, no qual também é possível ter acesso ao regulamento completo. Todos os vencedores receberão o troféu Festicini de Cinema Independente, criado especialmente para o festival.
O festival premiará um total de 19 categorias, distribuídas em melhores filmes de longa-metragem, média-metragem, curta de ficção, documentário, animação e filme ambiental (grande novidade da edição), além das categorias artísticas e técnicas, como melhores atriz, ator, atriz coadjuvante, ator coadjuvante, fotografia, direção, montagem, som, roteiro original, roteiro adaptado, música original, figurino, e maquiagem.
“O Festicini é um projeto que visa universalizar o acesso à arte junto à população, e também incentivar e prestigiar a produção de filmes independentes no Brasil e no mundo”, comentou o produtor cultural Carlos Braga, que, ao lado do também produtor cultural Wilson Roque Basso, é o idealizador do projeto.
O Festicini é uma realização da DZ.7 Realizações Artísticas, em parceria com a Cedecini (Centro de Estudos e Desenvolvimento do Cinema Independente), patrocínio de Megandra Empório Cultural e Cervejaria 462 Brewpub, ambos localizados em Vila de Luis Carlos, sede do Festicini, e apoio da Prefeitura de Guararema.
EDIÇÕES ANTERIORES
Juntas, as duas últimas edições do Festicini, realizadas nos anos de 2015 e 2016 na cidade de Sumaré-SP, contou com mais de 1200 filmes inscritos, vindos de todos os estados do país e de todos os continentes do mundo, além de um público expressivo.
“Agora é a vez de Guararema ser a casa do nosso festival. O mais importante, a cidade entende o quanto a sétima arte tem o poder de fomentar não apenas a sensibilidade dos espectadores, como também a economia local e o turismo, dando ao moradores do município e da região uma possibilidade a mais de lazer”, disse Wilson.
“Trazer um festival de qualidade como o Festicini para a minha cidade é muito gratificante, além de colaborar com a cultura local e trazer benefícios para todos os munícipes de Guararema”, comenta Karin Vecchiatti, produtora cultural e que integra o time de organizadores do Festicini.