Absorventes descartáveis: um impacto ambiental para ser repensado
Com até 400 anos para se decompor, conheça alternativas sustentáveis que reduzem os impactos ambientais e garantem conforto durante o ciclo menstrual
Embora já seja conhecido por muitas mulheres, o impacto ambiental dos absorventes descartáveis, tanto internos quanto externos, precisa ser constantemente relembrado. Afinal, estamos falando de um produto que, além de gerar um volume enorme de lixo, leva séculos para se decompor, causando danos consideráveis ao meio ambiente.
Ao longo da vida fértil, que se inicia por volta dos 11 anos e se estende até os 54, uma mulher utiliza, em média, mais de 130 kg de absorventes descartáveis. Isso significa que, anualmente, cada brasileira descarta cerca de 3 kg desse tipo de resíduo.
O destino mais comum são os aterros sanitários ou, pior ainda, o meio ambiente. Em ambos os casos, a decomposição é extremamente lenta, podendo levar até 400 anos. Essa persistência no ambiente se deve à presença de plástico em sua composição, um material que demora séculos para se desintegrar.
Além do descarte inadequado, o cultivo do algodão, principal matéria-prima dos absorventes, demanda abundância de água; estima-se que cada quilograma de algodão usado para produzir o produto convencional precisa de 10 mil litros de água, e, mesmo com recursos naturais na composição, o absorvente não é biodegradável.
Diante desse cenário, torna-se inteligente repensar hábitos de consumo e buscar alternativas mais sustentáveis para a menstruação. Felizmente, existem diversas opções no mercado, como absorventes de tecido reutilizáveis, coletores menstruais e calcinhas absorventes, que oferecem conforto e praticidade. Confira as principais alternativas aos absorventes tradicionais.
1. Calcinha absorvente
As calcinhas absorventes possuem camadas de tecido antimicrobiano que absorvem o fluxo menstrual, mantendo a região íntima seca, livre de odores e prevenindo infecções. Perfeitas para quem busca discrição e conforto no dia a dia, elas são ideais para fluxos leves a moderados, com durabilidade de até 12 horas, e podem ser lavadas na máquina de lavar Panasonic.
2. Coletor menstrual
Esse copinho mágico de silicone é um das opções favoritas entre as mulheres por ser prático e capaz de armazenar o fluxo menstrual sem vazamentos e odores. Por ser interno, é o mais adequado para os dias de mar e piscina. Além disso, o coletor menstrual pode durar até 10 anos com os cuidados necessários.
3. Esponja menstrual
Feita de material macio e absorvente, a esponja menstrual se molda ao canal vaginal, proporcionando conforto e segurança durante o ciclo menstrual. Ideal para quem busca uma opção livre de químicos e alergias. A durabilidade é de 3 meses, em média.
4. Absorventes de pano
Os absorventes de pano voltaram com um toque moderno e sustentável. Feitos de tecidos respiráveis como algodão, proporcionam conforto, evitam alergias e vazamentos, podem durar até 4 anos e ser usados por 6 horas.