Alckmin vai a Alagoas visitar área afetada por afundamento de terra
Presidente em exercício atende pedido de Lula e se reúne com governador e ministros para discutir soluções para o desastre ambiental em Maceió
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), prepara para os próximos dias uma viagem até Alagoas para visitar a área afetada pelo afundamento de terra em Maceió, que pode significar um dos maiores desastres ambientais do Brasil.
O colapso de uma mina de sal da Braskem, empresa do grupo Odebrecht, já obrigou mais de 55 mil famílias a deixarem seus lares, por causa do risco de desabamento de imóveis e de rompimento de tubulações de gás, água e esgoto.
A pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está em viagem oficial à China, Alckmin vai se encontrar na próxima terça-feira (05) com o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), para discutir soluções para o problema.
Não está previsto ainda, mas o presidente em exercício deve visitar a área de monitoramento com os ministros Waldez Góes (Integração Regional), Welington Dias (Desenvolvimento Social) e Renan Filho (Transportes), que também integram a comitiva presidencial.
Alckmin deve anunciar medidas de apoio às famílias desalojadas, como o pagamento de aluguel social, a construção de novas moradias e a oferta de assistência psicológica. Ele também deve cobrar da Braskem a reparação dos danos causados pela mineração e a recuperação da área afetada.
O presidente em exercício deve manifestar solidariedade aos moradores de Maceió e reafirmar o compromisso do governo federal com a defesa do meio ambiente e dos direitos humanos.