Alerta severo: Defesa Civil emite aviso de chuvas intensas para São Paulo
Temporal causa alagamentos, queda de granizo e deixa 65 mil imóveis sem energia; busca por jovem desaparecido continua no Capão Redondo
Nesta segunda-feira (10), às 16h39, a Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um alerta severo sobre o risco de fortes chuvas e enchentes nas zonas norte, centro e leste da capital. O aviso foi enviado por meio do sistema cell broadcast, uma nova tecnologia que transmite alertas de emergência diretamente para os celulares da população.

Pouco tempo após o início do temporal, diversos pontos de alagamento foram registrados, incluindo o município de Osasco, na região metropolitana de São Paulo, onde houve registro de chuva de granizo. Horas antes, a Defesa Civil já havia emitido um comunicado colocando algumas regiões da cidade em estado de atenção, principalmente bairros das zonas Oeste, Norte, Leste e áreas próximas às marginais Pinheiros e Tietê.
Entre os bairros sob observação estão Pinheiros, Butantã, Lapa, Casa Verde e Pirituba. Já os bairros em estado de atenção incluem M’Boi Mirim, Campo Limpo, Capela do Socorro, Parelheiros, Santo Amaro, São Mateus, Itaquera, Mooca e Cidade Ademar.
O temporal também causou interrupções no fornecimento de energia elétrica. De acordo com a concessionária Enel, aproximadamente 65 mil imóveis estão sem energia no estado.
Calor Intenso e Risco de Temporais
Além das chuvas, a Defesa Civil alerta para um período de intenso calor nesta semana, com temperaturas que podem chegar a 36º C em alguns municípios. Na capital, a previsão é de que os termômetros marquem até 35º C, com risco de novos temporais.
Busca por Jovem Desaparecido
As buscas por Erick Santos, de 24 anos, que desapareceu na quinta-feira (6) após ser arrastado por uma enxurrada no Capão Redondo, entram no quarto dia. O jovem estava em um carro que foi tragado pelas águas do córrego Moenda Velha, que transbordou devido às fortes chuvas. O veículo foi encontrado totalmente destruído.
O Corpo de Bombeiros está intensificando as buscas em um piscinão próximo ao córrego e mapeando toda a região, especialmente os cerca de 12 quilômetros do córrego até o deságue no rio Pinheiros.
A população é orientada a ficar atenta aos alertas da Defesa Civil e a tomar as devidas precauções diante dos riscos de alagamentos, deslizamentos e outros problemas relacionados às chuvas intensas e ao calor extremo.