Brasil

Morre Alysson Paolinelli, indicado ao Nobel da Alimentação

Alysson Paolinelli morreu aos 86 anos de idade na manhã desta quinta-feira (29). O ex-ministro da Agricultura (1974-1979) e ex-deputado federal (1987 – 1991) estava internado no Hospital Madre Teresa, que fica em Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Paolinelli era presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) até então, considerado o pai da agricultura moderna.

O velório do agrônomo e político acontecerá no Palácio da Liberdade, que também fica na capital mineira.

Em 2006, Paolinelli ganhou o prêmio World Food Prize, tido como uma espécie de “Nobel da alimentação” para muitos. Nascido na cidade de Bambuí (MG), ele chegou à política em 1971, quando assumiu a Secretaria de Agricultura de seu estado.

Siga nosso canal no Whatsapp

Nota de Pesar

Cristiano Veloso, fundador e CEO da Verde Agritech 

“É com profunda tristeza que eu recebi a notícia do falecimento do Doutor Alysson Paolinelli, aos 86 anos, com quem tive o privilégio de conviver e aprender muito nos últimos anos. O Doutor Alysson era apaixonado pelo agronegócio e um dos principais responsáveis pela revolução tecnológica que aconteceu a partir dos anos 70, transformando o Cerrado em um grande polo de produção agropecuária e o Brasil em uma potência do setor rural.  Sempre otimista e animado, Paolinelli gostava de contar como o Brasil passou de importador de alimentos para exportador, abastecendo o seu mercado interno, por meio do desenvolvimento de uma agricultura tropical e sustentável, gerada nos laboratórios e campos experimentais da Embrapa, nas empresas que aqui se formaram e na grande vocação dos agricultores. Conhecido como Pai da Agricultura Tropical, era um incansável pesquisador das ciências do solo, tendo recebido o Prêmio World Food Prize. Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Lavras, ele construiu um grande legado que deixa para as novas gerações de produtores. Suas palavras de ordem eram pesquisa, inovação e sustentabilidade.  Dr. Paolinelli era presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e do Instituto Fórum do Futuro, além de embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e responsável pela Cátedra Luiz de Queiroz, da Esalq-USP. A Verde Agritech teve a honra de contar com a participação do Dr. Alysson Paolinelli em seu Conselho Diretor, aproveitando o seu profundo conhecimento de ciências do solo. Para ele, a nossa empresa tinha um papel estratégico e inovador na busca de alternativas ao cloreto de potássio importado.”

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios