Boulos afirma que perdeu na urna, “mas recuperou dignidade da esquerda”
Guilherme Boulos destaca importância da campanha para a esquerda após derrota nas eleições em São Paulo
Após ser derrotado por Ricardo Nunes (MDB) no segundo turno das eleições municipais em São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) afirmou que, apesar do revés nas urnas, sua campanha foi fundamental para “recuperar a dignidade da esquerda brasileira”. Em seu discurso na noite deste domingo, Boulos destacou a importância de continuar lutando por um futuro mais justo e igualitário.
Guilherme Boulos
Boulos, que obteve 40,44% dos votos válidos contra 59,56% de Nunes, agradeceu aos eleitores e aos apoiadores que estiveram ao seu lado durante a campanha. “A gente não ganhou essa eleição. Faz parte. Eleição se perde e se ganha, o que a gente não perde é nossa dignidade. Por mais que a gente tenha perdido na urna, a gente teve uma vitória importante, que foi recuperar a dignidade da esquerda”, afirmou Boulos.
O candidato do PSOL também ressaltou a necessidade de manter a mobilização e o diálogo com a população. “De olho no olho, de falar com o povo, de ir na praça pública e falar com as pessoas. É isso que importa para o futuro que vai vir, para as batalhas que a gente vai ter”, disse ele, referindo-se às próximas eleições e aos desafios futuros.
Boulos agradeceu especialmente aos candidatos que o apoiaram no segundo turno, como Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB), além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ex-prefeita Marta Suplicy (PT), sua vice na chapa. Ele também mencionou o apoio da militância e dos partidos de esquerda que se uniram em torno de sua candidatura.
Apesar da derrota, Boulos afirmou que a campanha de 2024 serviu como um exemplo de que é possível fazer política de maneira diferente, com transparência e proximidade com o eleitorado. “Mostramos que é possível fazer política de outro jeito, olho no olho, debatendo com o povo de peito aberto”, concluiu.