Capital mantém vacinação de idosos neste domingo
Os cinco drive-thru de vacinação contra COVID-19 instalados na Capital vão funcionar neste domingo (28). O anúncio foi feito pelo governador de São Paulo, João Doria, que diz tem acertado a ampliação do serviço com o prefeito Bruno Covas.
“O drive-thru tem se mostrado a melhor opção para a vacinação dos idosos”, destacou Doria.
O serviço funcionará no Pacaembú das 8h às 19h, assim como no Anhembi, Autódromo de Interlagos e Igreja Boas Novas (Vila Prudente). Na Neo Quimica Arena, do Corinthians, a imunização ocorrerá das 8h às 17h também neste domingo.
O foco é vacinar exclusivamente os idosos com idade entre 80 e 84 anos, grupo que teve o início da vacinação em São Paulo antecipado para ontem (27), três dias antes da data inicialmente indicada (1º de março, próxima segunda-feira).
Durante a semana, 474 mil doses da vacina de Oxford/Astrazeneca e Fiocruz foram distribuídas pelo governo do Estado para todas as regiões, visando à vacinação do público na faixa etária de 80 a 84 anos.
Fases da campanha em SP
A primeira fase da campanha de vacinação contra a COVID-19 começou com profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos vivendo em instituições de longa permanência, indígenas aldeados e quilombolas. Este último grupo foi inserido no Plano Estadual de Imunização (PEI) de São Paulo, mas não estava contemplado no PNI (Programa Nacional de Imunizações).
O PEI também definiu o início da segunda fase para 8 de fevereiro, contemplando idosos a partir de 90 anos e também a faixa etária de 85 a 89 anos. A partir deste sábado (27) foi iniciada a vacinação dos idosos entre 80 e 84 anos.
Ontem (26), o Governador também anunciou o próximo grupo da campanha: idosos de 77 a 79 anos, que poderão receber a primeira dose a partir de 3 de março. A inclusão de novos grupos populacionais é embasada no PNI.
Vacina Já
O pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) economiza em 90% no tempo de atendimento para imunização, que passa a ocorrer de 1 a 3 minutos. Os cidadãos que não conseguirem preencher antes de comparecer ao serviço podem também informar seus dados presencialmente. Neste caso, o tempo estimado é de dez minutos.
*Com Gov. de São Paulo