Capital tem mais de 200 mil pessoas com 2ª dose da vacina atrasada
A cidade de São Paulo ultrapassou a marca de 100% de cobertura vacinal em primeira dose (D1), da população acima de 18 anos, contra Covid-19 nesta última terça-feira (17). Contudo, apesar da conquista a ser celebrada, o combate à pandemia ainda não acabou. Para obter a proteção adequada contra as formas graves da doença, é preciso completar o esquema vacinal com as duas doses do imunizante ou dose única.
Na capital, segundo dados atualizados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) na última sexta-feira (13), 211.228 pessoas não retornaram aos postos de vacinação no prazo recomendado para receber a segunda dose (D2).
Agentes de saúde do município seguem com a busca ativa para encontrar esses cidadãos e orientá-los sobre a importância de ficar em dia com a vacinação. Para fazer a busca, a SMS extrai do sistema VaciVida a relação de munícipes que ainda não completaram o esquema vacinal e, a partir do cruzamento de informações entre o endereço da pessoa e a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima dela, os profissionais da unidade entram em contato.
O intervalo entre uma aplicação e outra é de 21 a 28 dias para a Coronavac e de 12 semanas ou 84 dias para as vacinas da AstraZeneca e Pfizer. Somente o imunizante da Janssen tem dose única.
Uso de doses remanescentes antecipa D2
Com a conclusão da vacinação de D1 para a população adulta, agora é possível completar o esquema vacinal adiantando a D2 com as doses remanescentes, a chamada xepa.
Os munícipes podem se inscrever em uma das 468 UBSs da cidade, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Vale lembrar que é preciso ter tomado a primeira dose de AstraZeneca ou Pfizer há mais de 60 dias. No caso da Coronavac, o intervalo mínimo é de 15 dias.
Para aplicação de doses remanescentes, cada unidade organiza uma lista de espera com os munícipes de sua área de abrangência que tenham feito a inscrição e atendam aos critérios de intervalo entre as doses.
Pode se inscrever quem mora, estuda ou trabalha na região da UBS, com comprovação de residência no município. A convocação é feita por meio do telefone informado no ato da inscrição e ocorre próximo ao final do horário de vacinação. A orientação da SMS é que nenhuma dose viável de vacina seja desperdiçada.
Por Pref. de São Paulo