Brasil

Ciclone extratropical traz tempestades ao Sul do Brasil no feriado; Sudeste tem alta nas temperaturas

O feriado prolongado de 7 de setembro será marcado por contrastes no clima das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Enquanto o Sul enfrenta a formação de um novo ciclone extratropical, que traz tempestades, granizo e ventania, o Sudeste tem uma elevação nas temperaturas, após uma véspera de feriado com baixas marcas nos termômetros.

De acordo com o meteorologista Cesar Soares, do Climatempo, o destaque para a previsão do tempo durante o feriado está no Sul do país. “A gente vai ter todo um processo de formação de um novo ciclone extratropical, com muitas instabilidades, provocando tempestades de novo no Rio Grande do Sul”, explica.

A previsão é de grandes volumes de chuva na região. Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para tempestades com granizo e ventania, válido até o próximo sábado (9).

O alerta é de cor laranja, que indica perigo para a população. Segundo o órgão, há risco de queda de árvores, alagamentos, corte de energia elétrica e estragos em plantações. A recomendação é evitar áreas de inundação e não se abrigar debaixo de árvores ou em estruturas metálicas.

Siga nosso canal no Whatsapp

O ciclone extratropical também deve provocar ventos costeiros no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, que podem chegar a 100 km/h. O fenômeno pode causar ressaca e ondas altas no litoral desses estados.

Já no Sudeste, as temperaturas devem ficar perto dos 25ºC. Em São Paulo, a temperatura deve subir aos poucos. A quarta-feira foi o dia mais frio da semana, com máxima de 19ºC. Isso representa 6ºC abaixo da média.

Na sexta-feira (8), o calor volta e o sábado promete ser ensolarado. Também de acordo com Soares, há previsão de chuva durante a tarde e à noite, mas de maneira pontual. No restante do país, predominam as altas temperaturas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, ao todo, três tipos de alertas diferentes para várias regiões do país. Os alertas laranjas têm validade até às 23h59min e os amarelos entre às 10h e 12h. São eles:

  • Alerta laranja (perigo) para tempestade: Rio Grande do Sul.
  • Alerta laranja para ventos costeiros: Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
  • Alerta amarelo (perigo potencial) para chuvas intensas: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso e Santa Catarina.
  • Alerta amarelo para vendaval: Alagoas, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Goiás e Piauí.
  • Alerta amarelo para ventos costeiros: Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.
0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios