Confirmado 1º caso de Coronavírus em SP, diz jornal
Foi confirmado na noite desta terça-feira (25) o primeiro caso do Brasil de Covid-19, o novo Coronavírus. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo, que cita fontes ligadas ao processo de testagem de amostras do paciente. A pessoa que contraiu Covid-19 é um homem, de 61 anos, morador de São Paulo.
Mais cedo, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou que ele deu entrada em um hospital particular na zona sul da Capital com sintomas de gripe e relatou ter viajado recentemente à Itália, na Europa.
“Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova”, relata nota da Secretaria.
Ainda segundo a nota, o paciente está bem.
Critérios
Nesta segunda-feira (24) o Ministério da Saúde ampliou os critérios para definição de caso suspeito para o novo coronavírus. Agora, também estão enquadradas dentro desta definição as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e chegando dos seguintes países: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália e Malásia. A lista já incluia, além da China, Cingapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Japão, Tailândia e Vietnã.
A doença continua se espalhando pela Europa. Na Itália, o número de mortes pelo virus saltou para 11 e o total de casos confirmados subiu para 300. Na Espanha, um hotel nas Ilhas Canárias com 1 mil hóspedes e funcionários foi posto sob quarentena, depois da confirmação de um caso no local, de um turista italiano. Outro caso foi confirmado na região Catalunha. Suíça, Áustria e Croácia confirmaram os primeiros registros da doença.
*Com informações da Agência Brasil