Saúde

Conheça os riscos do reuso da cera de depilação

Cera meia perna

Foto: Leca Novo / Divulgação

A depilação com cera morna é praticada por salões do Brasil inteiro há muitos anos. O método em si é seguro, porém alguns estabelecimentos fazem o reuso de cera depilatória. Essa prática é proibida pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e traz riscos para a cliente e depiladora. O perigo está na chance de contrair doenças contagiosas, desde micose até hepatite C.

“A cera, quando utilizada, carrega pelos, substâncias e microrganismos presentes na pele, até mesmo secreções como suor ou sangue. Não existe uma forma de esterilizar este material, ele deve ser descartado”, comenta Evangelina Gomes, especialista técnica da Depyl Action, rede especializada em depilação com mais de 20 anos de experiência, a respeito dos riscos do reuso do material.

O que acontece é que alguns estabelecimentos recolhem a cera utilizada, aquecem e coam, retirando os pelos. O processo não tira e tão pouco mata os microrganismos, transforma a cera em uma mistura repleta de agentes infecciosos. Para te ajudar a não cair nessa, Evangelina separou algumas dicas para se atentar antes de se depilar.

Espaço: Observe se a cabine de depilação e seu entorno estão aparentemente higienizados. O protetor de maca deve ser descartado após cada atendimento. Espátulas e pinças podem ser descartáveis ou estar esterilizadas e devem estar sem vestígio nenhum de cera anterior;

Siga nosso canal no Whatsapp
Cera pote
“Não existe uma forma de esterilizar este material, ele deve ser descartado”, alerta Evangelina Gomes.
Foto: Leca Novo / Divulgação

Depiladores: A profissional que executar o procedimento de depilação, deve manter as mãos higienizadas, fazer uso de luvas durante todo o atendimento e no descarte da cera, para garantir a segurança de todos.

Fiscalização: Se não conhece o local, opte por redes especializadas em depilação ou locais que sabe que são fiscalizados. Isso minimiza o risco do reuso;

Cera: Não é tão simples saber se a cera foi utilizada apenas observando seu aspecto. O ideal é que esteja seguro antes de precisar desta avaliação. Em geral a cera nova é clarinha, elástica e seca rápido na pele. Conforme ela é reutilizada tende a escurecer e perder suas propriedades, fica mais dura e demora para secar na pele.

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios