Corrida reúne mais de 2,5 mil mulheres, em Santos
A chuva e o frio não intimidaram mais de 2,5 mil atletas que participaram neste hoje (7), na orla de Santos, da Corrida Afrodite.
“Estamos na sexta edição e os números mostram que a corrida caiu no gosto das mulheres. O aumento da participação feminina tem sido crescente. Depois da pandemia, notamos que as pessoas estão se preocupando mais com saúde e bem-estar e isso está refletido nessa festa bonita que estamos vendo hoje”, destacou Denis Bueno, responsável pela organização do evento.
De cabelos alinhados, batom nos lábios e esbanjando alegria, Renata Diniz, 39 anos, personal trainer, falou sobre a alegria de correr a prova. “Quando a gente faz o que gosta nem se incomoda de acordar às 5h da manhã em um dia chuvoso. E o fato de ser uma corrida só para mulheres é muito bacana porque às vezes algumas ficam intimidadas em correr uma prova mista, seja por questão estética ou de desempenho”.
Já a estudante de Medicina Andrea Davedovicz, 35, que nasceu em Curitiba (PR) e vive em Santos há 10 anos, elogia a vocação esportiva da Cidade. “É a primeira vez que participo de uma prova, mas aqui a gente vê tantos eventos que tem vontade de participar. O clima, a praia, os espaços ao ar livre são mesmo um convite para a prática de atividade física. Esporte é saúde e a qualidade de vida que encontramos em Santos é reflexo de todo esse investimento em esporte”.
A advogada Luciana Daud, 50 anos, falou sobre a motivação para competir. “A corrida está marcando uma nova fase da minha vida. A minha motivação foi fazer uma coisa que eu nunca tinha feito e testar os meus limites. Essa foi a primeira, mas, com toda certeza, eu vou participar de outras”.
Murilo Uvini, personal trainer e proprietário da assessoria Health Life, ressalta a importância do evento. “Nós já participamos em outras edições e hoje viemos com 52 atletas. Participar dessa prova é importante pra nós não apenas pela competição, mas pela participação em si, por motivar a participação feminina no esporte e ajudar tantas mulheres a vencer barreiras”.
ATIVIDADES
Além da corrida, as participantes puderam conferir aulas de fit dance, massagem, vídeo 360, pórticos temáticos instagramáveis e muita animação. O evento foi realizado pela D Bueno e contou com apoio da Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Esportes (Semes).
“No Brasil, o número de atividades praticadas por mulheres aumentou nos últimos anos em mais de 50%. Vemos a cada prova que as mulheres têm se tornado maioria nas corridas de rua e esse evento é um grande exemplo disto. Uma verdadeira festa de beleza, alegria e saúde pelas ruas da nossa Cidade”, destaca o secretário municipal de Esportes, Gelásio Ayres Fernandes Júnior.
Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade.