Cultura não tem dinheiro nem para passagem de avião, diz ministra
A ministra da Cultura do Governo Lula, Margareth Menezes, disse hoje (3), que o ministério “não tem dinheiro nem para comprar uma passagem de avião”. A afirmação foi durante entrevista ao programa Em Pauta, da Globo News.
Margareth, que atuou na equipe de transição, fez uma análise sobre o cenário encontrado na pasta após assumir o cargo.
“O orçamento que está aprovado está dando condições para nós remontarmos, com calma, com tempo que vai precisar, porque foram quatro anos sem ministério, sem comunicação, sem políticas públicas diretas”, disse.
Menezes afirmou que durante o governo Bolsonaro, o orçamento para Cultura foi reduzido em 80%. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, revelam que 4,8 milhões de brasileiros trabalhavam no setor cultural em 2020.
A ministra também falou da necessidade de um novo decreto sobre a Lei Rouanet, permitindo estímulo ao setor cultural em diferentes regiões do país. “Esta lei não é para dar dinheiro aos artistas. Estamos fazendo de uma forma explicativa para tirar esta ideia. É uma lei de fomento a cultura”.
A lei Rouanet foi criada em 1991 e muito atacada pelos apoiadores de Jair Bolsonaro desde a campanha eleitoral em 2018.
“Quando você cria leis de fomento, você está levando a cultura para o povo, e a cultura é um elemento de transformação. Todas as grandes nações têm leis de fomento à cultura”, finalizou.