Empreendedorismo online: entenda esse fenômeno e o que fazer para começar
Empreendedorismo online tem sido a principal fonte de renda de milhões de brasileiros que buscam explorar essa forma crescente de consumo
É evidente que a internet é uma ferramenta importantíssima para qualquer profissional. Seja para divulgar seu trabalho, para se atualizar através de cursos, fazer networking, entre outras tantas possibilidades. Estar conectado é fundamental para o progresso em qualquer área. O empreendedorismo online tem trilhado este mesmo caminho e se beneficiado imensamente.
E-commerce está em constante crescimento no Brasil
No Brasil, o empreendedorismo digital, mas, principalmente, o e-commerce, tem apresentado números impressionantes. De acordo com dados recentes coletados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a Abcomm, em 2023, o e-commerce faturou R$ 185,7 bilhões, distribuídos entre 395 milhões de pedidos e 87,8 milhões de consumidores.
Nova forma de consumir
O consumo no e-commerce, impulsionado principalmente por gigantes como Shein, AliExpress e Shopee, ditou uma nova forma de comprar para uma grande parcela da população brasileira. Logo, o comércio digital se tornou uma crescente, e os empreendedores pequenos empresários embarcaram, com grande sucesso, nessa empreitada.
Empreendedorismo digital garante a renda de milhões de pessoas
Hoje, são mais de 1,9 milhão de lojas virtuais no Brasil, segundo levantamento feito pela pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, da empresa de dados BigDataCorp. O crescimento principal foi nas empresas de pequeno porte, ou seja, aquelas com faturamento de até R$ 5 milhões.
Outro dado interessante levantado pela pesquisa é de que 73,5% dos e-commerces são, na realidade, empresas familiares. Além disso, 86% delas têm menos de 10 funcionários, e quase metade, mais precisamente 45,7%, são, na realidade, empresas individuais. E, da totalidade, 83,46% não possuem loja física, operando assim de forma totalmente online.
Redes sociais têm papel fundamental no empreendedorismo digital
Um dos fatores que impulsionou de maneira importante o crescimento do e-commerce foi certamente a pandemia de COVID-19, em meados de 2020. E a tendência é que se mantenha em alta por bastante tempo: o uso das redes sociais tem sido determinante para que o comércio virtual, principalmente dos pequenos empresários, siga significativo.
Hoje mais de 75% das lojas virtuais contam com anúncios em redes sociais. O TikTok vem ganhando cada vez mais espaço, mas a maior fatia de visualizações segue sendo dividida por Instagram e Facebook. Os marketplaces têm um papel fundamental também para as pequenas empresas, somando cerca de 24% das lojas virtuais.
É o que confirma uma pesquisa feita pelo Observatório de Dados 2023, da GoDaddy, apresentado pelo SEBRAE. Nela, os empreendedores digitais brasileiros concluem que, para uma maior visibilidade e dada a importância de oferecer boas experiências para o cliente, é importante investir em presença nas mídias sociais, segurança, publicidade digital e um bom site.
Diferenciais para quem vai começar no e-commerce
Logo, para uma empresa que vai começar sua trajetória online, é importante levar essas questões em conta. Investir na experiência de compra do usuário, entender suas necessidades e seus comportamentos é fundamental para o sucesso. Por essa razão, focar em um nicho geralmente é determinante para o sucesso.
Usar as ferramentas certas a favor
Saber utilizar ferramentas como o Google Trends ou o Amazon Best Sellers pode ser uma maneira interessante de saber quais são os produtos que são tendência e o que está em alta. Outro fator fundamental é a interação com o cliente, principalmente via redes sociais: um conteúdo bem produzido, com boas fotos, vídeos demonstrando o produto e, principalmente, responder comentários e demais mensagens, cria um vínculo com o consumidor.
Investimento na fidelização
Para a presidente-executiva da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), Adriana Colloca, atitudes como essas levam à fidelização. Ela afirma que “empreendedores independentes podem incrementar suas vendas fidelizando clientes com medidas simples e acessíveis”.
A fidelização deve ser altamente desejável para o empreendedor online, principalmente para o pequeno empresário. Estudo feito pela Bain & Company demonstrou que o crescimento de 5% na retenção de clientes, isto é, na fidelização, pode incrementar os lucros entre 25% e 95%. A chance de um cliente fidelizado voltar a comprar é de 60% a 70%.
Desafios enfrentados pelo e-commerce
Enquanto isso, a chance de um novo cliente comprar gira entre 5% e 20%. O ganho acontece porque o cliente fidelizado costuma gastar, em média, 67% a mais em suas compras em uma loja virtual em que confia. Para tanto, um bom site é fundamental: deve ser de fácil navegação, com páginas bem definidas, informações claras e uma página de checkout que contenha todas as formas de pagamento de maneira simples.
Em meio aos desafios que o mercado de empreendedorismo digital também impõe, como concorrência cada vez mais forte e tecnologia em constante transformação, manter-se atualizado, o mais perto possível do cliente, cuidar das finanças da loja virtual e se planejar são as tarefas corretas para se manter relevante nesse cenário em constante crescimento.