Frio intenso faz aeroporto de Curitiba ter atrasos por gelo nas asas dos aviões
Passageiros que embarcaram no Aeroporto de Curitiba (PR) na manhã deste sábado enfrentaram atrasos por causa do frio intenso que atingiu o Sul do Brasil. Quatro voos da empresa aérea Azul tiveram que passar por um procedimento de degelo, pois as asas das aeronaves estavam com gelo.
O gelo nas asas pode comprometer a aerodinâmica e a segurança dos voos. Por isso, é necessário aplicar um líquido especial que derrete o gelo e evita que ele se forme novamente. O procedimento é comum em países de clima frio, mas não no Brasil.
Os voos afetados tinham como destino Belo Horizonte, Congonhas e Campinas. Os passageiros acabaram embarcando após o degelo, mas com atraso. A Azul informou que a formação de gelo nas extremidades das aeronaves fez com que elas ficassem retidas aguardando as condições necessárias para decolagem.
Segundo a Meteorologia da Força Aérea Brasileira (FAB), a temperatura mínima neste sábado no Aeroporto Internacional de Curitiba, que na realidade fica no município de São José dos Pinhais, foi de 1,7ºC. O frio foi provocado por uma massa de ar polar que derrubou as temperaturas em várias regiões do país.
Curitiba já teve episódios semelhantes em anos anteriores, mas este tipo de evento não é comum e somente se verifica em ondas de frio de maior intensidade com mínimas muito baixas nos estados do Centro-Sul do país.
O clima brasileiro, mesmo fazendo muito frio durante o inverno no Sul do Brasil, não costuma ter marcas tão extremas como de países da América do Norte ou Europa em que o degelo de aeronaves é muito frequente no inverno. Por isso, acontecimentos como o de hoje em Curitiba chamam atenção.