Mundo

Furacão Idalia atinge a Flórida com ventos de 200 km/h

Idalia se intensificou nesta quarta-feira (30) e se transformou em um poderoso furacão de categoria 4, à medida que se aproxima da costa da Flórida. As autoridades locais emitiram ordens de evacuação devido ao temor de inundações “potencialmente mortais”. O furacão também afetou Cuba nos últimos dias, causando inundações, cortes de luz e evacuações.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, Idalia é um furacão de categoria 4 na escala Saffir-Simpson. Existe a possibilidade de que o furacão se fortaleça ainda mais antes de atingir a costa de Big Bend, na Flórida, nas próximas horas. Ventos com velocidades entre 209 e 251 km/h são esperados.

As águas quentes do Golfo do México têm contribuído para o fortalecimento do Idalia. As chuvas torrenciais e as tempestades ciclônicas podem resultar em inundações devastadoras, com elevações de 3 a 5 metros em algumas áreas costeiras, alertou o NHC.

Autoridades, incluindo a executiva da Agência Federal de Gestão de Emergências dos Estados Unidos (FEMA), Deanne Criswell, enfatizaram a gravidade da situação. Criswell afirmou que poucas pessoas conseguem sobreviver ao enfrentar uma grande tempestade ciclônica e ressaltou a importância de levar o perigo a sério e evacuar as áreas de risco.

Siga nosso canal no Whatsapp

Na pequena cidade de Steinhatchee, no noroeste da Flórida, dezenas de pessoas têm se preparado desde a noite de terça-feira para serem evacuadas. Robert Bryant, um estudante de 18 anos, está organizando os últimos detalhes para deixar sua casa, localizada na foz de um rio. Ele expressou preocupação pelo fato de estarem em uma área propensa a inundações.

O governador da Flórida e candidato presidencial republicano, Ron DeSantis, instou todas as pessoas que se encontram nas áreas de evacuação ao longo da costa do Golfo do México a partirem “imediatamente”. DeSantis alertou que o Idalia provavelmente será o furacão mais forte a atingir a região em mais de um século, ressaltando a importância de tomar precauções e seguir as orientações das autoridades.

Furacão Idalia se aproxima da Flórida e governador alerta para evacuações imediatas
(Nasa – Divulgação)
0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios