Mundo

Governo brasileiro estima repatriar 900 brasileiros em meio ao conflito em Israel e Palestina

O governo brasileiro está empenhado em repatriar cerca de 900 brasileiros que se encontram em Israel e na Palestina durante o conflito em curso na região. O comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno, informou que as operações de repatriação estão previstas para ocorrer entre terça-feira (10) e sábado (14).

Em entrevista nesta segunda-feira (9), o comandante destacou que as listas de brasileiros estão sendo coordenadas em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores. A prioridade será dada àqueles que residem no Brasil ou que não possuem passagem aérea de retorno. Até o momento, aproximadamente 1,7 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar ao país devido ao conflito entre Israel e o grupo Hamas, iniciado no fim de semana. A maioria dessas pessoas é composta por turistas que se encontram em Israel. Três brasileiros ainda estão desaparecidos.

Diante das incertezas em relação aos voos de repatriação, o Ministério das Relações Exteriores reitera a recomendação de que todos os brasileiros que possuam passagens aéreas, ou que tenham condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais do aeroporto Ben-Gurion, que continua operando.

Para a retirada dos brasileiros, foram reservadas seis aeronaves. O segundo avião da Força Aérea Brasileira (FAB) partiu da Base Aérea de Brasília nesta segunda-feira rumo à cidade de Roma, na Itália. A partir de lá, seguirá para Tel Aviv, em Israel. O primeiro avião, um Airbus A330-200 convertido em um KC-30 com capacidade para 230 passageiros, já está na capital italiana e deve decolar em direção a Tel Aviv até esta terça-feira (10).

Siga nosso canal no Whatsapp

No que diz respeito aos brasileiros que estão na Faixa de Gaza, região mais afetada pelo conflito, o governo está preparando um plano de evacuação em coordenação com a Embaixada do Brasil no Cairo, Egito. Estima-se que pelo menos 30 brasileiros vivam na Faixa de Gaza, enquanto outros 60 estão em Ascalão e em outras localidades na zona de conflito. A Embaixada brasileira em Israel já havia registrado informações de cerca de 1 mil brasileiros hospedados em Tel Aviv e Jerusalém que demonstraram interesse em retornar ao Brasil.

O conflito entre Israel e o Hamas tem se intensificado nos últimos dias, com Israel convocando 300 mil reservistas e realizando mais de 2 mil bombardeios na Faixa de Gaza. O bloqueio à região tem impedido a entrada de alimentos, água e combustível. Por sua vez, o Hamas anunciou que irá executar reféns israelenses em retaliação aos ataques. Até o momento, mais de 1.500 mortes foram identificadas, sendo 900 em Israel e 600 em Gaza, além de cerca de 5 mil feridos.

O governo brasileiro está empenhado em garantir a segurança e o retorno dos brasileiros que se encontram na região afetada pelo conflito, buscando minimizar os impactos dessa situação delicada.

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios