Governo de São Paulo cria grupo de trabalho para revisar estatísticas criminais de 2022
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) anunciou que vai revisar as estatísticas criminais referentes a todo o ano de 2022. A mudança ocorreu um dia após a publicação dos dados estatísticos do estado e em um momento em que os números vinham apresentando crescimento em comparação ao ano anterior.
O grupo de trabalho será formado por representantes da SSP-SP e das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica e deverá apresentar a análise dos dados referentes ao ano passado em até 35 dias. A mudança decorre de inconsistências encontradas em alguns registros criminais referentes a abril de 2022, que foram identificadas pela Coordenadoria de Análise e Planejamento da SSP.
Antes da correção feita pela secretaria, os registros apontavam para um aumento de 14,9% no número de estupros em abril de 2022 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Porém, com a correção dos dados, a variação caiu para 11,2%. No caso dos furtos, a secretaria não registrava uma queda no total de ocorrências, mas um aumento de 1,1%. Depois das alterações feitas, houve uma queda de 3,7%.
Os números de homicídios dolosos e latrocínios não foram alterados. Já os roubos apresentaram uma queda de 10,4% na comparação com abril de 2022 corrigido.
Não foi esclarecida pela SSP-SP se a mudança nas estatísticas decorre do aumento de casos ou das inconsistências encontradas. A revisão das estatísticas busca garantir a precisão dos dados divulgados pela secretaria.