Política

Lula critica plano de Trump para controle da Faixa de Gaza e defende soberania palestina

Presidente brasileiro questiona proposta de ocupação permanente de Gaza e classifica destruição na região como genocídio, reforçando apoio à criação do Estado palestino.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou sua crítica ao plano de Donald Trump (Republicanos) de assumir o controle da Faixa de Gaza durante uma entrevista a rádios de Minas Gerais nesta quarta-feira (5). Segundo Trump, em reunião com o premiê de Israel Benjamin Netanyahu, os Estados Unidos planejariam retirar permanentemente os palestinos da região. Lula, por sua vez, considerou a proposta “praticamente incompreensível” e questionou a viabilidade de uma ocupação estrangeira em Gaza.

Lula critica plano de Trump para controle da Faixa de Gaza e defende soberania palestina
Lula questiona proposta de ocupação permanente de Gaza e classifica destruição na região como genocídio(Ricardo Stuckert – PR)

Para o presidente brasileiro, a proposta ignora o direito dos palestinos sobre o território e a situação de destruição humanitária que o local enfrenta. Lula também criticou a postura dos Estados Unidos no conflito, mencionando que os EUA, ao longo da história, tiveram um papel fundamental no apoio a ações israelenses na região. “Quem tem que cuidar de Gaza são os palestinos. O que eles precisam é ter uma reparação de tudo aquilo que foi destruído”, afirmou Lula, referindo-se ao que classificou como genocídio ocorrido na região.

Apoio de Lula

O presidente brasileiro reiterou seu apoio à criação de um Estado palestino independente, com as mesmas condições do Estado de Israel, como uma forma de alcançar uma convivência harmônica no Oriente Médio.

O cenário em Gaza continua dramático após a escalada do conflito, iniciado em outubro de 2023, quando o Hamas lançou uma ofensiva contra Israel, resultando em pesadas perdas humanas e materiais. O conflito já gerou milhares de vítimas e deixou a infraestrutura de Gaza em ruínas, agravando ainda mais a crise humanitária.

5 1 voto
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

12 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Crejiano Balbino
1 mês atrás

Genocídio é o que esse lixo está fazendo com o povo brasileiro

Rogério Ferreira
1 mês atrás

Veio gagá, mexendo com gente grande esse vira lata

Harry Mendes
1 mês atrás

Foi falar merda em Israel, Saiu de lá Persona NonGrata…

Akian Freitas Pablo
1 mês atrás

TÁ APANHANDO ATÉ HOJE DO MOSQUITO DA DENGUE E QUER DAR PITACO EM OUTRO PAÍS ? VAH a merda pinguço safado.

Charles Goede
1 mês atrás

Sempre protegendo bandidos,terroristas, larápios, e seus cupinchas que mesmo com 400 anos de condenação já estão soltos ….tua e de muitos comparsas ha de chegar a mão pesada de Deus….aqui se faz aqui se paga …

Ferrison Ferrison
1 mês atrás

Só critica quem a favor dos terroristas kkkkkkkkk simplis assim
Ele já chamou Israel de genocida assim como USA esse tem merda na cabeça esquece do holocausto o regime que ele apoia matou milhões de judeus
Hilocrita fascista nazista fdp

Kinhoo Sorrentino
1 mês atrás

O bagulho loco no Rio de Janeiro é isso aí preocupado com a guerra lá fora não cuida do próprio país que se preocupar com os outros vaiado esse cara ai👎👎👎👎

Adalberto Pinheiro
1 mês atrás

Qualquer hora dessas, o Trump proíbe esse ladrão de entrar nos EUA.

Anderson Bordignon
1 mês atrás

Ladrão

Romeu Mayone
1 mês atrás

Idiota

Luiz Carlos Bueno
1 mês atrás

Lula o Brasil tá a deriva e vc vai se meter na briga de cachorro grande vai sobra pro Brasil.

John Souza Neves
1 mês atrás

Presidente maluco nos ferramos

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
12
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios