Mais de 8 mil embarcações são fiscalizadas pela Marinha durante Operação Verão
A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) divulgou nesta segunda-feira (21) um balanço da fiscalização do tráfego aquaviário durante a Operação Verão 2022/2023 no Porto de Santos, litoral de São Paulo. De acordo com a Marinha do Brasil, foram abordadas 8.437 embarcações de esporte, recreio e transporte de passageiros, sendo que 340 foram notificadas e 27 apreendidas.
A operação contou com a participação de 300 militares, 15 embarcações e 18 viaturas. O apoio de outras organizações da Marinha e recursos do Ministério Público Federal permitiram ampliar a fiscalização em áreas de maior concentração e denúncias de irregularidades. Foi verificada a habilitação dos proprietários, condutores e tripulação, bem como o material de salvatagem (resgate) e o excesso de lotação.
Durante as abordagens, as infrações consideradas menos graves foram pela falta de identificação visual nas embarcações, de equipamentos de salvatagem incompletos, falta de habilitação do condutor e outras irregularidades em desacordo com as Normas da Autoridade Marítima (Normam).
Palestras, entrevistas e envio de materiais educativos foram realizados para conscientizar os usuários de marinas, iates clubes, clubes náuticos e colônias de pesca sobre a navegação segura, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica. O Capitão de Mar e Guerra Robledo de Lemos Costa e Sá afirmou que a melhoria do mapeamento do processo permitiu uma visão mais ampla das áreas onde ocorrem mais denúncias e problemas, comparando com a operação anterior.