Mísseis russos atingem instalações elétricas da Ucrânia
Zelenskyy confirmou que 34 mísseis foram lançados pela Rússia
Mísseis disparados pela Rússia atingiram, hoje (27), quatro de seis instalações elétricas da Ucrânia. A informação foi divulgada pela DTEK, empresa que atua no país. O bombardeio ocorreu durante a noite de sexta-feira (26) e deixou um trabalhador ferido.
A empresa afirma que milhões de ucranianos podem ser afetados em função dos danos provocados às instalações. Desde o início do conflito, segundo a empresa, “as centrais térmicas foram atacadas mais de 170 vezes”, disse em uma publicação na rede social.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse, também pela rede social, que 34 mísseis russos atingiram a Ucrânia. “Conseguimos interceptar uma parte deles”, afirmou.
Zelenskyy voltou a pedir ajuda para criar um sistema de defesa aéreo, além de agilidade na entrega de suplementos de guerra. O presidente também agradeceu aos Estados Unidos e outros países que têm apoiado a Ucrânia.
Apoio americano
Nesta semana, o Senado dos Estados Unidos aprovou um pacote de 95 bilhões de dólares (R$ 487 bilhões) em ajuda militar aos seus aliados. O projeto inclui os tão esperados 61 bilhões de dólares para a Ucrânia, destinados a ajudar Kiev a se defender da Rússia.
Também esta semana, a Ucrânia previu uma situação difícil em maio. Na segunda-feira (22), a torre de TV em Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana, foi atingida por um bombardeio. Imagens divulgadas nas redes sociais e gravadas pouco depois do impacto mostram a parte superior do edifício desabando em meio a uma nuvem de fumaça cinzenta.
A cidade de Kharkiv, onde viviam mais de 1,4 milhão de pessoas antes da guerra e que está localizada perto da fronteira russa, passou a ser atacada com mais frequência pelas forças russas nas últimas semanas. As infraestruturas energéticas da região também foram atingidas, causando apagões de energia em março.