Capital

Morre Abilio Diniz: empresário que criou o Grupo Pão de Açúcar falece aos 87 anos

Dono de uma trajetória de sucesso nos negócios, Abilio Diniz morreu neste domingo (18) em São Paulo, vítima de insuficiência respiratória; ele estava internado há cerca de um mês com pneumonia.

Dono de uma trajetória de sucesso nos negócios e nos esportes, Abilio Diniz morreu neste domingo(Divulgação)

O Brasil perdeu neste domingo (18) um dos seus maiores líderes empresariais: Abilio Diniz, que criou e comandou o Grupo Pão de Açúcar (GPA), um dos maiores conglomerados de varejo do país. Aos 87 anos, ele morreu em São Paulo, de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. Ele estava internado há cerca de duas semanas no Hospital Israelita Albert Einstein, após passar mal durante uma viagem aos Estados Unidos.

Abilio Diniz foi um símbolo do empreendedorismo nacional, que construiu um império a partir de uma mercearia fundada por seu pai, um imigrante português, em 1948. Com visão de negócios, inovação e ousadia, ele transformou o Pão de Açúcar em uma das maiores redes de supermercados do Brasil, com mais de mil lojas e 140 mil funcionários. Ele também foi o responsável pela criação do Jumbo, o primeiro hipermercado do país, e pela expansão do grupo para outros segmentos, como eletrodomésticos, farmácias e postos de gasolina.

Além de empresário, Abilio Diniz foi um apaixonado pelos esportes, que praticou desde a infância. Ele foi campeão de judô, boxe e natação, e participou de corridas de automobilismo e de maratonas. Ele também foi um dos fundadores e presidente do São Paulo Futebol Clube, e um dos responsáveis pela construção do estádio do Morumbi. Ele manteve uma rotina de exercícios físicos até os últimos anos de vida, e era adepto de uma alimentação saudável e equilibrada.

Abilio Diniz enfrentou desafios e adversidades ao longo de sua carreira, como crises econômicas, disputas familiares, sequestro e conflitos com sócios. Em 1989, ele foi sequestrado por um grupo de dez estrangeiros e ficou sete dias em cativeiro, até ser libertado pela polícia. Em 2005, ele vendeu o controle do Pão de Açúcar para o grupo francês Casino, após uma longa e acirrada batalha societária. Em 2013, ele deixou o GPA e se tornou vice-presidente do conselho de administração do Carrefour Brasil, outro gigante do varejo.

Siga nosso canal no Whatsapp

Abilio Diniz foi casado três vezes e teve seis filhos, sendo que um deles, João Paulo, morreu em 2022, aos 58 anos, de um mal súbito. Ele também tinha netos e bisnetos. Ele era considerado um dos homens mais ricos do Brasil, com uma fortuna estimada em US$ 2,4 bilhões, segundo a revista Forbes. Ele era admirado e respeitado no mundo dos negócios, e era visto como um exemplo de liderança, gestão e superação.

A morte de Abilio Diniz causou comoção e tristeza no meio empresarial, político e esportivo. Diversas personalidades e instituições manifestaram suas condolências e homenagens ao empresário, destacando sua trajetória, seu legado e sua contribuição para o desenvolvimento do país. O velório e o sepultamento de Abilio Diniz serão realizados nesta segunda-feira (19), em São Paulo, em cerimônia restrita à família.

0 0 votes
Avaliar artigo
Se inscrever
Notificar de
Os comentários são de responsabilidades de seus autores e não representa a opinião deste site.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais artigos desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios