Mortes por intervenção policial em São Paulo aumentam 15% em 2023
Após dois anos consecutivos de decréscimo, em 2023 o estado de São Paulo viu o número de mortes causadas por policiais militares (PMs) aumentar novamente. Segundo dados revelados pelo Ministério Público, foram contabilizadas 145 ocorrências apenas na primeira metade do ano.
Comparando o primeiro semestre de 2023 com o equivalente período no ano anterior, identificou-se um aumento de 15% nas mortes cometidas por PMs. Esses números foram divulgados em um levantamento oficialmente conhecido como Mortes Decorrentes de Intervenção Policial (MDIP).
A Secretaria de Segurança Pública (SP) do estado comentou a situação, apontando que “a principal causa da morte não é a atuação da polícia, mas sim a escolha do confronto feita pelo infrator”.
Deve-se considerar, entretanto, que houve uma alteração na administração do estado em 2023. Tarcísio de Freitas, antes Ministro da Infraestrutura no Governo Bolsonaro, assumiu o cargo de governador no início do ano, representando o partido Republicanos. A correlação entre essa mudança e a recente variação nos números de mortes causadas por intervenção policial, se houver, ainda aguarda análise.