Brasil

Número de desaparecidos sobe para 46 devido às enchentes no Rio Grande do Sul

O governo do Rio Grande do Sul divulgou nesta sexta-feira (8) que o número de desaparecidos em decorrência das enchentes que atingiram diversas cidades do estado subiu para 46. Os desaparecidos são dos municípios de Muçum (30), Lajeado (oito) e Arroio do Meio (oito).

Para auxiliar nas buscas, drones estão sendo utilizados, alguns equipados com tecnologia termal, capaz de detectar variações de calor e identificar sinais de vida. Além dos drones pertencentes ao governo do Rio Grande do Sul, equipamentos disponibilizados pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional também estão sendo utilizados, oferecendo funcionalidades que vão além de registros fotográficos, facilitando as atividades de busca.

“Essas ferramentas permitem também a localização de corpos, pois captam informações de altimetria e altitude. Com base nesses dados, é possível calcular plano altimétrico, determinar os níveis do terreno, massa, altura e distâncias”, informou o governo gaúcho.

Além disso, estão sendo empregadas aeronaves com capacidade de voo noturno, ampliando as possibilidades de busca. O Corpo de Bombeiros Militar também iniciará o uso de cães de busca nesta sexta-feira.

Siga nosso canal no Whatsapp

As equipes de resgate contam com o apoio da Defesa Civil Nacional, que enviou quatro membros do Grupo de Apoio a Desastres (Gade). Essa equipe já está utilizando drones em Muçum e Roca Sales para registros fotográficos, além de realizar trabalhos mais específicos em áreas onde há pessoas desaparecidas.

Registros em plano aberto estão sendo feitos para mensurar a extensão da área afetada, assim como imagens de prédios públicos e residências destruídas. Esses registros são georreferenciados, com as coordenadas do local, e podem auxiliar no planejamento da reconstrução das infraestruturas afetadas, bem como embasar decretos de calamidade pública. A utilização da tecnologia e o trabalho das equipes de resgate são fundamentais para lidar com a situação emergencial causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios