Feriado? Nem pensar. Essa hipótese chegou a ser considerada na sexta-feira, mas a prefeitura de São Paulo conseguiu melhorar os estoques de combustíveis e vai colocar a cidade pra rodar hoje com transporte público.
O rodízio municipal está suspenso, isso pra quem ainda tem combustível no tanque. Pra quem vai depender de ônibus, a SPTrans informa que colocará nas ruas entre 60 e 80% da frota de coletivos.
No fim de semana, equipes da polícia militar e da Guarda Civil Metropolitana escoltaram caminhões carregados de combustíveis que abasteceram os tanques das garagens de ônibus. O estoque neste momento garante o funcionamento da frota até o fim desta segunda, porém a operacionalização amanhã (29) dependerá da chegada de mais combustível.
A coleta de lixo será realizada normalmente.
Os serviços do SAMU, de postos de saúde e de vacinas estão garantidos, segundo nota divulgada pela prefeitura. As escolas municipais também abrirão as portas, mas a merenda será adaptada por causa da falta de alguns ingredientes. “A prefeitura estuda uma ação para ajudar as fornecedoras de merendas terceirizadas a comprar insumos, principalmente gás de cozinha”, esclarece a nota.
Neste domingo (27), quem foi aos supermercados de São Paulo pode notar a falta de produtos, principalmente hortaliças e legumes. Os preços no setor de hortifruti estavam bem acima do normal.
Como ainda falta gasolina e álcool nos postos da cidade, agentes da CET foram orientados a não multar motoristas que ficarem sem combustível.