Paciente se assusta com UBS lotada e chama a polícia na Zona Sul de SP
Um paciente se assustou com o tamanho da fila de vacinação contra a febre amarela na UBS Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo, e chamou a polícia na tarde desta terça-feira (16). Filas gigantescas se formaram em busca de vacinas em postos de saúde de diversos bairros durante todo o dia, com pessoas que chegaram às 3 horas da manhã.
Na região do Jabaquara, 1.200 senhas já haviam sido distribuídas às 13h30. O panorama era o mesmo na UBS da Barra Funda, onde o porteiro Benedito de Morais Leite esperava há três dias pela vacina. “Tenho parentes no Horto Florestal e fico com medo”, explicou.
A zeladora Giselia Pereira contou que teve que faltar ao trabalho para conseguir se vacinar. “Fiquei seis horas esperando”, disse.
Uma mulher registrou com a câmera do celular o momento em que a Polícia Militar atendia um chamado na UBS Santo Amaro, feito por alguém que se assustou com a quantidade de pessoas em busca da imunização. Segundo ela, houve quem tivesse chegado ao local às 3 horas.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde disse que não houve tumulto na UBS Santo Amaro, e que um paciente se assustou com a quantidade de pessoas e chamou a polícia. A Secretaria reforçou que somente devem procurar a vacina pessoas que morem, trabalhem ou viagem para as áreas consideradas de risco.