Capital

Padre Júlio comemora derrubada de veto de Bolsonaro

O padre Júlio Lancellotti celebrou na tarde desta sexta-feira (16) a derrubada ao veto do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao projeto de lei 488/2021, a norma proíbe o uso de materiais para afastar pessoas em situação de rua de locais públicos, chamada de “arquitetura hostil”.

Lancellotti se pronunciou em uma rede social e comemorou a decisão. “Muito bom”.

Na terça-feira (13), o presidente Jair Bolsonaro (PL) havia vetado integralmente projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que proibiria a chamada “arquitetura hostil”. De acordo com o governo federal, o veto de Bolsonaro “preserva a liberdade de governança da política urbana”.

Padre Júlio, idoso de pele clara e careca na parte do meio da cabeça, com cabelo apenas nas laterais na cor branca, observa obstáculos de concreto e pedras construídos debaixo de um viaduto para impedir que moradores de rua durmam no local.
Padre Júlio diante de obstáculos que impedem morador em situação de rua de deitar na calçada
(Rede Social)

Além disso, o projeto “poderia ocasionar uma interferência na função de planejamento e governança local da política urbana, ao buscar definir as características e condições a serem observadas para a instalação física de equipamentos e mobiliários urbanos, a fim de assegurar as condições gerais para o desenvolvimento da produção, do comércio e dos serviços”.

Siga nosso canal no Whatsapp

O Congresso Nacional derrubou o veto do presidente. Com autoria do senador federal Fabiano Contarato (PT-ES), a iniciativa altera o Estatuto da Cidade e proíbe a construção de objetos e estruturas que impossibilitem a permanência de pessoas em situação de rua, idosos, jovens, crianças e outros grupos em locais livres e públicos.

A sessão derrubou o veto por 60 votos a quatro, e agora a lei será promulgada. Flávio Bolsonaro (PL-RJ) Carlos Portinho (PL-RJ) Eduardo Girão (Podemos-CE) Carlos Viana (PL-MG) foram contrários.

0 0 votes
Avaliar artigo
Se inscrever
Notificar de
Os comentários são de responsabilidades de seus autores e não representa a opinião deste site.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais artigos desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios