Esportes

Penta é pouco: 5 esportes nos quais o Brasil tem mais de 5 títulos mundiais

nemesia production F rQyigh1BE unsplash
(Nemesia Production)

Há muito tempo se houve falar que o Brasil é o país do futebol. Afinal, a Seleção Brasileira masculina é a única a ter conquistado cinco títulos mundiais em toda a história, acompanhada de perto pela Itália e Alemanha, que possuem quatro estrelas. Mas, apesar de ainda liderar muitas estatísticas no universo da bola, o atual momento não é dos mais favoráveis e indica inclusive uma decadência nacional frente a outras equipes ao redor do planeta.

Se, hoje, os brasileiros não são mais absolutos quando o assunto é bola na rede, há pelo menos outras cinco modalidades em que o Brasil possui bem mais do que cinco títulos mundiais, mostrando que nem só de futebol o país vive. Entre disputas coletivas e individuais, esses esportes somam nada mais nada menos do que 96 conquistas na elite internacional.

Poker

Para quem possa estranhar um jogo de cartas fazer parte desta lista, o poker é reconhecido no mundo todo como um esporte da mente há mais de uma década. Logo, está elegível não só para ser elencado nesse grupo como também para pleitear uma possível vaga no programa olímpico do COI. Além disso, é uma modalidade de fácil acesso, disponível nas principais plataformas digitais da atualidade, como o site PokerStars, atendendo jogadores iniciantes, amadores e profissionais.

A principal competição da modalidade a nível internacional é a World Series of Poker (WSOP), uma espécie de Copa do Mundo com diversas etapas realizadas ao longo do ano. Fundado em 1970, nos Estados Unidos, o circuito da WSOP já teve 30 conquistas brasileiras, sendo 13 em eventos presenciais e outras 17 em torneios online.

Siga nosso canal no Whatsapp

Dentre os nomes que representaram o Brasil nesses títulos mundiais, Alexandre Gomes foi o primeiro, em 2008. Já Yuri Martins é quem mais possui braceletes de ouro: quatro. Embora ainda não tenha um campeão do evento principal da WSOP, o Brasil já esteve na mesa final em 2014, com Bruno Foster, que terminou no oitavo lugar.

Surfe

sincerely media oC32cy4x ZA unsplash
(Sincerely Media)

A famosa Brazilian Storm é de fato um sucesso. Durante os primeiros 50 anos de existência do circuito da World Surf League, nenhum atleta do país havia faturado um título mundial sequer. Porém, desde a primeira conquista de Gabriel Medina, em 2014, foram sete canecos em nove edições para o surfe nacional, colocando de vez o país na prateleira das maiores potências do esporte na atualidade.

Medina voltou a ser campeão mais duas vezes, em 2018 e 2021. Além dele, Adriano de Souza (2015), Ítalo Ferreira (2019) e Filipe Toledo (2022 e 2023) se consagraram nas ondas pelo mundo. Ítalo ainda se tornou em 2021 o primeiro campeão olímpico da história da modalidade, ao ficar com a medalha de ouro nos Jogos de Tóquio.

Tênis

O tênis é talvez um dos esportes mais difíceis de mensurar os títulos mundiais, já que é um esporte individual realizado num formato de circuito composto por atletas do mundo inteiro. Sendo assim, o parâmetro utilizado são os Grand Slam, um grupo de quatro torneios que são considerados os mais importantes da modalidade.

Com uma história centenária, o esporte já viu o Brasil conquistar nada menos do que 41 troféus deste gabarito, somando provas de simples, duplas, juvenil e cadeiras de rodas. Somente a lendária Maria Esther Bueno é responsável por quase metade desses títulos, com 19. Entre os homens, o duplista Bruno Soares é o recordista, com seis. Ao todo, 17 tenistas do país já se consagraram nas quadras do Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open.

Boxe

Assim como no tênis, o boxe é um esporte complexo na hora de quantificar conquistas, já que durante muito tempo houve mais de uma organização internacional chancelando lutas e competições da modalidade. Mesmo assim, é possível dizer que o Brasil já se consagrou pelo menos 12 vezes nos principais ringues do planeta.

A lista de lutadores brasileiros campeões mundiais de boxe é composta por nomes do quilate de Éder Jofre, Miguel de Oliveira, Acelino de Freitas, entre outros. Popó, inclusive é o maior vencedor do país na história, com quatro conquistas, enquanto Rose Valente e Danila Ramos são as únicas mulheres deste seleto grupo.

Vôlei

Uma das modalidades mais vencedoras da história do Brasil não poderia ficar de fora dessa lista. Liderada por uma geração que marcou época no voleibol nacional, a seleção masculina é dona de nada mais do que seis conquistas reconhecidas como um Campeonato Mundial.

Realizada a cada quatro anos desde 1965, a Copa do Mundo de vôlei teve apenas suas duas primeiras edições realizadas fora do Japão: na Polônia e Alemanha Ocidental, respectivamente. Terceiro colocado em 1981, 1995 e 2011, o Brasil conquistou três vezes a competição nas últimas seis edições: em 2003, 2007 e 2019.

Já no Campeonato Mundial de vôlei, também disputado quadrienalmente, mas em sedes rotativas, o Brasil possui mais três títulos, obtidos de forma consecutiva em 2002, 2006 e 2010. O time nacional ainda foi vice em 1982, 2014 e 2018, e terminou com o bronze em 2022.

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios