Pesquisa Datafolha revela avaliação do governo de Lula: 38% consideram ótimo ou bom mas reprovação sobe para 31%
O Instituto Datafolha, do Grupo Folha, divulgou hoje (14) os resultados de uma pesquisa que avalia a percepção dos brasileiros em relação ao atual governo. Segundo o levantamento, 38% dos entrevistados consideram o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ótimo ou bom. Por outro lado, a reprovação, que classifica a gestão como ruim ou péssima, foi de 31%.
A pesquisa foi realizada nos dias 12 e 13 de setembro, abrangendo 139 cidades e ouvindo uma amostra de 2.016 pessoas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Ao comparar os resultados com a pesquisa anterior, realizada em junho, observa-se um aumento na aprovação, que passou de 37% para 38%. Por outro lado, a avaliação negativa registrou um aumento, subindo de 27% para 31%.
A pesquisa também revela que a aprovação do governo Lula é maior entre os moradores do Nordeste, com 49% de aprovação. Além disso, a aprovação é mais alta entre as pessoas com menor escolaridade, atingindo 53%, e entre os mais pobres, com 43%.
Por outro lado, a reprovação é mais alta na região Sul, com 39%, entre os mais escolarizados, atingindo 39%, entre aqueles que ganham de 5 a 10 salários mínimos, com 44%, e entre os evangélicos, com 41%.
Em relação às expectativas para o futuro do governo, 43% dos entrevistados acreditam que ele será ótimo ou bom. No entanto, esse índice é menor em comparação com a pesquisa realizada em março, que apontava uma perspectiva positiva de 50%.
Os números mostram uma avaliação melhor em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro no mesmo período. Em 2019, após oito meses de mandato, Bolsonaro registrava uma aprovação de 29% e uma reprovação de 38%.