PF realiza operação contra organização criminosa envolvida em tráfico internacional de drogas
Nesta quinta-feira (11), a Polícia Federal deflagrou a Operação Helix, que tem como alvo uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de drogas. A ação cumpre dez mandados de prisão e 43 mandados de busca e apreensão em seis estados brasileiros: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais. Até o momento, sete pessoas foram presas, segundo informação do ministro da Justiça, Flávio Dino, em sua conta no Twitter.
A organização investigada vinha sendo monitorada pela PF há dois anos. Durante esse período, foram apreendidos 2,7 toneladas de cocaína, nove helicópteros e um caminhão utilizado para o transporte da droga vinda do Paraguai. A ação realizada nesta quinta-feira também resultou no sequestro de diversos bens móveis, com valores estimados em mais de R$ 30 milhões, e no bloqueio de valores e contas bancárias das pessoas e empresas envolvidas.
A Operação Helix conta com a cooperação jurídica e policial do Paraguai, já que foi identificado que os carregamentos da droga eram feitos em uma fazenda localizada no país vizinho. Um dos investigados que está no Paraguai é alvo de mandado de prisão, e há tentativa de sua captura pelas autoridades brasileiras. A ação também conta com a participação da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) e do Ministério Público Paraguaio.