Polícia

PM Ambiental autua quatro homens por pesca proibida em unidade de conservação em Santos

Policiais da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3º BPAmb autuaram quatro homens, na tarde desta quarta-feira (26), pelo crime ambiental de pescar em local de conservação. A ação aconteceu durante patrulhamento marítimo da Operação Impacto, próxima ao Parque Estadual Marinho Laje de Santos (PEMLS), a mais de 40 quilômetros da costa (22 milhas náuticas).

Os agentes observaram uma lancha próxima ao rochedo conhecido como Calhaus, que ao perceber a lancha-patrulha da PM Ambiental, o condutor da embarcação iniciou deslocamento para fora do parque. Eles foram interceptados em seguida pelos Policiais Militares. A área é especialmente protegida pelo decreto Estadual nº 37.537 de 27 de setembro de 1993.

No momento da abordagem foram localizados, no interior da lancha, dois exemplares do peixe “bonito”, somando 8 kg, que posteriormente foram destinados ao Lar Residencial para Idosos Eno Gregório, no município de Guarujá, beneficiando famílias carentes e em situação de risco.

A embarcação de fibra com motor de 225HP foi apreendida. Além de dezenas de petrechos de pesca, como 11 varas, molinetes, anzóis, chumbadas, iscas e demais miudezas utilizadas no crime ambiental.

Siga nosso canal no Whatsapp

Os quatro foram multados em R$ 2.080,00 cada e responderão em liberdade, tendo que comparecer em atendimento ambiental na Secretaria de Meio Ambiente de SP para prestar explicações. 

Bonito

O peixe é encontrado em toda costa Brasileira, do Amapá ao Rio Grande do Sul, mas pode ser visto em quase todas as costas do mundo. Nome científico: ”Sarda sarda”, devido suas manchas nas laterais e dorso, é chamado também de primo do atum pelos pescadores, tem grande procura na pesca esportiva, por ser um peixe “briguento”, nadam em cardumes e sempre resultam em grandes saltos. É um dos seis peixes mais velozes do mundo, podendo atingir 64 km/h. se alimentam de peixes, lulas e crustáceos, podendo praticar o canibalismo eventualmente. Geralmente medem um metro e pesam oito quilos.

PEMLS

O Parque Estadual Marinho da Laje de Santos é o primeiro e único parque marinho entre as Unidades de Conservação do Estado. Criado em 1993, conforme decreto Nº 37.537, de 27 de setembro de 1993 27/09/1993 tem cerca de 5 mil hectares na cidade de Santos, com importância para a conservação da diversidade biológica na costa estadual. A ausência de outras formações rochosas e ilhas na região permite uma grande concentração de peixes de passagem e recifes na área, que inclui também os Parcéis. O Parque ainda é ponto de mergulho e fotografia submarina e local de desenvolvimento de atividades de educação ambiental e científica.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios