Polícia Ambiental apreende grande quantidade de palmito Jussara em Guapiara/SP
Na madrugada desta quinta-feira (17) a equipe do Policiamento Especializado do 1º Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) receberam uma denúncia por meio dos funcionários da Administração dos Parques Intervales e do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) sobre possível transporte irregular de palmitos Jussara no município de Guapiara/SP.
A equipe formada pelo Sargento Lucas, Cabo Teles e Soldado Marcos, com apoio do Guarda Parque Assis do PETAR foram até os Bairros Araçoeiro, Empoçados e Fazendinha onde conseguiram localizar o veículo da marca Kia modelo Besta trafegando em baixa velocidade.
O veículo foi abordado e estava carregado com 19 feixes de palmito Jussara “in natura” totalizando 952 unidades.
Havia somente o motorista que foi preso em flagrante e conduzido a Delegacia de Polícia de Capão Bonito onde o Delegado de Plantão elaborou o Boletim de Ocorrência (BO) determinando a apreensão do veículo, do palmito e demais pertences relacionados a ocorrência.
O infrator foi liberado, porém recebeu o Auto de Infração Ambiental (AIA) com base no parágrafo 1º do Artigo 48 da Resolução 48/14, valorado em R$ 571.200,00.
A Polícia Ambiental adverte para a compra e consumo dos palmitos extraídos irregularmente, pois o manuseio, cozimento e embalagem irregular trás sérios problemas a saúde, principalmente o botulismo.