Saúde

Por que é importante se alimentar bem para fazer exercícios?

Alimentos corretos são fundamentais para manutenção muscular e da saúde

Fazer exercícios ao ar livre, em uma academia ou escola de luta é uma forma muito importante de manter a saúde em dia, fortalecer os músculos, garantir a elasticidade, melhorar a saúde cardiovascular e do corpo, além de fazer novas amizades. Porém, não é só de exercício que o corpo necessita para se manter saudável, a alimentação é parte fundamental do ciclo de saúde.

Por que é importante se alimentar bem para fazer exercícios
(Nensuria – iStock)

Por que a alimentação é tão importante?

Os alimentos participam de diversos processos importantes em nosso corpo, tal como recuperação de massa muscular, fortalecimento dos ossos, reconstrução de cartilagem, manutenção da pele, cabelo e unhas, fortalecimento do sistema imunológico, entre outros. O ideal é se alimentar com todos os grupos alimentares para alcançar o maior número de benefícios.

Alimentos e receitas ideais para a prática de exercícios

Siga nosso canal no Whatsapp

Um alimento importante e que pode contribuir com a nossa saúde e ajudar a quem costuma praticar exercícios físicos é a aveia, pois é fonte de proteína vegetal, carboidrato e fibras, e pode ser utilizado de diversas maneiras, como um alimento para saciar a fome nos períodos entre refeições, além de ser uma fonte de carboidratos, ou seja, de energia par ao nosso corpo. Além disso, a ciência mostra que quando associada com outros hábitos de vida saudáveis, pode contribuir para redução do colesterol.

A banana é outro aliado extremamente importante, pois essa fruta é rica em potássio e também possui carboidratos com baixo índice glicêmico, ou seja, é um carboidrato que não vai gerar um nível alto de glicose no sangue, promovendo energia para os músculos.

O peito de frango é também muito importante dentro do contexto de quem pratica exercícios físicos. Possui baixo percentual de gordura e uma ótima quantidade de proteína por porção. Uma dica para criar variedade na alimentação é trabalhar com o ingrediente de diferentes formas. Além de filé de frango grelhado, o peito pode ser desfiado e utilizado como recheio em um sanduíche natural, ou cortado em cubinhos e servido junto da salada. Uma dica para deixar o peito mais saboroso é utilizar glutamato monossódico para realçar o sabor. Vale lembrar que utilizando ele podemos reduzir em até 37% a quantidade de sódio na preparação.Outro alimento que não pode faltar são os ovos. Também ricos em proteínas, os ovos ajudam na recuperação muscular e garantem saciedade ao longo do dia. Assim como o peito de frango, os ovos podem ser utilizados de maneiras diferentes para criar variedade na dieta, podendo ser servidos cozidos em uma salada, batidos no café da manhã ou em forma de omelete para um almoço rápido. Podem ser incrementados com pimenta, orégano, cebola, tomate picado e salsinha e com glutamato monossódico, para uma omelete colorida e saborosa.

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Back to top button
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Close

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios