Por que é tão importante praticar algum esporte?
Os benefícios vão além do corpo, a prática protege a mente e expande o social
A prática de atividades físicas é sempre recomendada pelos médicos e nutricionistas para todas as idades, justamente por auxiliar, e muito, na manutenção da saúde. Entre as atividades físicas mais recomendadas, estão os esportes, seja ao ar livre ou em ambientes fechados. Os benefícios da prática de esportes podem ser divididos em três categorias: benefícios do corpo, benefícios da mente e benefícios sociais.
Benefícios do corpo
A primeira coisa que vem à mente quando o assunto é prática de esportes são os benefícios físicos no corpo do praticante, como melhora no condicionamento físico, aumento de massa muscular, maior mobilidade e aumento de destreza.
No entanto, esses não são os únicos benefícios físicos que o esporte pode proporcionar, a prática de exercícios físicos também causa o aumento de massa óssea, o que evita o risco de osteoporose e quedas, especialmente para a terceira idade.
Por fim, as capacidades respiratória e cardiovascular também são aprimoradas, gerando melhor oxigenação do cérebro e músculos. Segundo a OMS, a prática ideal de atividades físicas começa a partir de 150 minutos semanais, seja para esportes ou academia, a fim de obter os primeiros sinais dos benefícios.
Saúde mental
Além das benesses físicas da prática de esporte, existe também o componente da saúde mental envolvida com a atividade física. Isso ocorre porque, quando praticamos esportes regularmente, liberamos adrenalina (durante a atividade), endorfina e serotonina (logo após as atividades físicas), que são hormônios responsáveis pelo prazer e bem-estar. A liberação regular desses hormônios ajuda a regular o humor e diminuir o estresse ao longo dos dias.
A prática regular de esportes também, segundo estudos, ajuda no controle da ansiedade e depressão, justamente pela liberação de hormônios reguladores. Além disso, a prática de esportes beneficia a qualidade do sono, diminuindo os sintomas de insônia e promovendo sono profundo.
Laços sociais
A terceira faceta dos benefícios da prática regular de esporte é revelada através dos laços sociais que o esporte proporciona. Geralmente um esporte é praticado em times ou duplas, o que gera engajamento com os companheiros de equipe em busca de um objetivo em comum, ou são praticados em competições individuais, o que gera a “rivalidade saudável” entre os competidores, que buscam sempre se sobressair acima dos outros.
Essa interação no esporte cria laços de amizade, círculos sociais diversos e até mesmo oportunidades de negócios.
Por onde começar a praticar?
Antes de tudo, é preciso escolher um esporte ao qual tenha maior afinidade, como futebol, natação, artes marciais, vôlei, basquete, esgrima, etc.
Escolhido o esporte, é necessária uma avaliação física para descobrir se existe alguma condição física que impede a prática daquele esporte; caso não exista nenhuma, basta escolher um clube, centro esportivo ou grupo para começar a praticar.Vale lembrar que é muito importante utilizar os equipamentos corretos para cada esporte, como luvas de boxe para muay thai para a prática de esportes de contato, chuteiras adequadas para cada tipo de campo ou quadra de futebol, bandagens para tênis ou basquete, óculos de natação, etc. Com os equipamentos corretos, a performance é aprimorada e ninguém fica dependendo de aluguel de equipamento ou de pegar emprestado de algum colega.