Mundo

Presidente da Bolívia denuncia golpe militar

Tentativa de golpe foi liderada por ex-comandante do Exército, afastado após ameaçar ex-presidente Evo Morales.

O presidente da Bolívia, Luis Arce, denunciou uma tentativa de golpe de Estado na tarde desta quarta-feira (26). Tanques e soldados armados das Forças Armadas da Bolívia foram vistos cercando a praça central da capital La Paz e invadindo o palácio presidencial. O ex-presidente Evo Morales ecoou as preocupações de Arce, acusando o ex-comandante do Exército, General Juan José Zuñiga, de estar por trás da mobilização.

Presidente da Bolivia denuncia golpe militar
Forças Armadas cercam palácio presidencial em tentativa de golpe de Estado(RS via Fotos Publicas)

O presidente boliviano Luis Arce classificou as ações como “mobilizações irregulares”. O ex-presidente Evo Morales definiu a situação como “tentativa de golpe de Estado”.

“Convocamos uma mobilização nacional para defender a democracia diante do golpe de Estado que o general Zuñiga está gestando. Não permitiremos que as Forças Armadas violentem a democracia e amedrontem o povo”, escreveu Morales em suas redes sociais.

Em entrevista a uma televisão local, o general Juan José Zuñiga afirmou que um novo gabinete de ministros será formado e que “as coisas vão mudar” no país.

Siga nosso canal no Whatsapp

“Os três chefes das Forças Armadas vieram expressar a nossa consternação. Haverá um novo gabinete de ministros, certamente as coisas vão mudar, mas o nosso país não pode continuar assim”, disse o general.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou a movimentação e pediu respeito à democracia. O Itamaraty, em nota, afirmou que “está atento ao que está ocorrendo na Bolívia”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios