Rebelião é controlada em presídio superlotado de Franco da Rocha
Mais duas unidades de Franco da Rocha abrigam mais presos que a capacidade
A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Estado de São Paulo confirmou que a rebelião na Penitenciária 1 de Franco da Rocha, na região metropolitana, foi controlada no começo da tarde de hoje (20). O presídio está superlotado, segundo números da própria SAP.
Construído para abrigar 914 presos, concentra atualmente 1.398. Esta é a mesma situação em duas outras unidades prisionais. Na Franco da Rocha 2, a capacidade é para 657 pessoas, mas abriga 990 presos. Já na Franco da Rocha 3, a capacidade é para 1018 presos, mas está, neste momento, com 1385.
Rebelião
A rebelião começou durante a manhã deste sábado e, segundo a SAP, foi controlada pela força especial formada por agentes penitenciários.
“A direção da unidade faz neste momento o levantamento dos danos, que ocorreram em dois dos pavilhões habitacionais no final da manhã de hoje”, informou o Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo/Policiais Penais (Sindasp-SP).
Segundo o Estado, não houve reféns. Imagens mostram que os presos chegaram a colocar fogo em objetos no pátio do presídio.