Receita Federal abre consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023
A partir das 10h desta quinta-feira (24), a Receita Federal dará início à consulta do quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023. Além das restituições referentes ao ano atual, também serão contemplados valores residuais de exercícios anteriores.
Um total de 6.118.310 contribuintes terão o crédito bancário realizado no dia 31 de agosto, totalizando um montante de R$ 7,5 bilhões. Desse valor, R$ 914,1 milhões são destinados aos contribuintes com prioridade legal.
Dentre os beneficiados, estão 11.960 contribuintes com idade acima de 80 anos, 86.427 entre 60 e 79 anos, 9.065 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, 30.453 cuja maior fonte de renda seja o magistério e, por fim, 219.288 contribuintes que, embora não tenham prioridade legal, receberam a restituição de forma prioritária por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado pelo recebimento via Pix.
Além disso, 5.761.117 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 29 de maio deste ano também serão contemplados neste lote.
Os contribuintes poderão consultar a situação de suas restituições através da página da Receita Federal na internet. Basta acessar a seção “Meu Imposto de Renda” e clicar no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta por meio do aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento das restituições será efetuado no dia 31 de agosto, diretamente na conta bancária ou na chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista de restituição, é recomendado acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração. Se houver alguma pendência, o contribuinte poderá enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes de análise da malha fina.
No caso de restituições que não forem depositadas na conta informada na declaração, como em situações de contas desativadas, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome por meio do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco.
Caso o contribuinte não resgate o valor da restituição após um ano, será necessário requerer o valor no Portal e-CAC. Ao acessar a página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.