Receita Federal libera 2º lote de restituição do IR 2023: Saiba como consultar
Nesta sexta-feira (23), a partir das 10h, a Receita Federal disponibilizará a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2023, que inclui, ainda, restituições residuais de anos passados.
Nesse lote, um total de 5.138.476 contribuintes serão beneficiados com o reembolso, somando R$ 7,5 bilhões em restituições. O Fisco destaca que os valores serão direcionados, prioritariamente, aos contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF na declaração do IR. Essa novidade permitiu a priorização de 3.490.513 contribuintes no recebimento da restituição.
Outros grupos que terão prioridade legal no pagamento são: 130.088 idosos com mais de 80 anos, 978.397 idosos entre 60 e 79 anos, 70.589 contribuintes com deficiência física ou mental ou portadores de doenças graves, e 468.889 profissionais do magistério com maior renda oriunda dessa atividade.
Para realizar a consulta, os contribuintes devem acessar o site da Receita Federal e clicar em “Consultar a Restituição”, ou utilizar o aplicativo da Receita disponível para tablets e smartphones. O depósito das restituições ocorrerá em 30 de junho, na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do IR.
Se o contribuinte não for contemplado no lote, é recomendável verificar o extrato da declaração no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e, caso haja pendências, enviar a declaração retificadora para ser incluído nos próximos lotes da malha fina.
Se a restituição não for creditada devido a problemas na conta informada na declaração, os valores ficarão disponíveis por até um ano no Banco do Brasil. Para resgatar, o cidadão deverá agendar a transferência para outra conta bancária em seu nome. Se após um ano o valor não for resgatado, o contribuinte deverá solicitá-lo no Portal e-CAC.