Segurança no Carnaval: drones, policiais infiltrados e 15 mil agentes
A Polícia Militar anunciou o esquema de segurança para a folia paulistana, que começa neste sábado (3) e vai até 18 de fevereiro
O Carnaval de rua de São Paulo promete ser um dos maiores e mais animados do país, com mais de 560 desfiles de blocos espalhados pela cidade. Para garantir a segurança dos foliões, a Polícia Militar divulgou nesta segunda-feira (29) o esquema de segurança que será empregado durante as festividades. A operação contará com a atuação de 6 mil viaturas e 15 mil policiais militares por dia, além de drones e agentes à paisana.
A operação de segurança começará neste sábado (3), com o pré-carnaval, e se estenderá até o dia 18 de fevereiro, com o pós-carnaval. O reforço no policiamento abrangerá todas as unidades da PM, incluindo a Polícia Rodoviária, a PM Ambiental e o Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep). Os policiais receberam treinamento específico para lidar com casos de importunação sexual e a PM recomenda o uso do aplicativo 190 para o registro de ocorrências.
Um dos diferenciais da operação deste ano será o uso de drones para auxiliar no patrulhamento aéreo e na identificação de situações de risco. Os equipamentos serão capazes de transmitir imagens em tempo real para as equipes em terra e para a sala de crise montada em conjunto com o Corpo de Bombeiros, o Metrô e a CPTM.
Outra novidade será a presença de policiais à paisana, infiltrados entre os foliões, para observar atitudes suspeitas e evitar crimes, como roubos e furtos de celulares. Os agentes poderão se comunicar com a central de operações e com as equipes ostensivas para solicitar apoio, se necessário.
O comandante-geral da PM, coronel Cássio Araújo de Freitas, afirmou que o objetivo é superar os resultados de 2023, quando o Carnaval de São Paulo foi considerado o mais seguro de todos os tempos, com diminuição de todos os indicadores criminais. “Temos o grande desafio de conseguir índices ainda melhores, e trabalharemos para isso”, disse.
O Carnaval de São Paulo terá desfiles de blocos de rua em todas as regiões da cidade, com destaque para os megablocos, que devem reunir milhares de pessoas. A programação completa dos desfiles pode ser conferida no site da Prefeitura de São Paulo.