Seis pessoas são mortas em esfaqueamento em escola infantil na China
Um ataque a faca em um jardim de infância deixou seis pessoas mortas e uma ferida, nesta segunda-feira (10), na China. O crime ocorreu na província de Guangdong, sudeste do país, por volta das 7h40, no horário local (noite de domingo no Brasil).
De acordo com as autoridades locais, o suspeito é um homem de 25 anos, que foi preso pela polícia. Ele teria esfaqueado as vítimas de forma intencional, mas a motivação do ataque ainda está sendo investigada.
A polícia não informou as idades das vítimas, mas a imprensa chinesa afirmou que há adultos e crianças entre os feridos. A identidade do suspeito também não foi divulgada.
Violência em escolas
Embora a China tenha uma lei rígida em relação ao porte de armas e segurança, ataques em escolas têm se tornado mais frequentes no país nos últimos anos.
Em agosto de 2022, três pessoas foram mortas e seis ficaram feridas em um esfaqueamento em um jardim de infância na província de Jiangxi. O agressor era um ex-funcionário da escola, que teria agido por vingança.
Já em 2021, um homem matou duas crianças e feriu 16 em outra escola infantil, na província de Guangxi. Ele teria invadido o local com uma faca de cozinha e atacado os alunos aleatoriamente.
Em 2019, oito crianças morreram e duas ficaram feridas em um ataque a faca no primeiro dia de aula em uma escola primária na província de Hubei. O autor do crime era um ex-aluno da escola, que sofria de problemas mentais.
Os especialistas apontam que alguns dos fatores que podem explicar essa onda de violência são o estresse social, a falta de saúde mental e a dificuldade de acesso à justiça.