Transporte hidroviário é autorizado pela justiça em São Paulo
Serviço que vai beneficiar cerca de 385 mil passageiros das regiões do Grajaú e Cantinho do Céu, na zona sul da capital paulista
A Justiça de São Paulo autorizou, nesta segunda-feira (15), o início da operação do sistema de transporte hidroviário na Represa Billings, na zona Sul da capital paulista. O novo meio de transporte, denominado Aquático-SP, é uma iniciativa que visa beneficiar aproximadamente 380 mil moradores das regiões do Grajaú, Pedreira e Cocaia.
A decisão judicial ocorreu após um recurso da São Paulo Transporte (SPTrans), que administra o transporte coletivo na cidade, contra uma ação do Ministério Público que questionava a falta de estudos de impacto ambiental. O desembargador Nogueira Diefenthaler considerou os alvarás emitidos pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) que autorizam a operação das embarcações na represa.
A empresa Transwolff, inicialmente escolhida para operar as embarcações, está sob intervenção devido a investigações, e a própria SPTrans dará continuidade à operação do sistema hidroviário. O trajeto da operação assistida será realizado entre os parques Cantinho do Céu, na região do Grajaú, e Mar Paulista (Pedreira), proporcionando uma nova alternativa de transporte para a população.