Túnel ligando Santos e Guarujá terá início das obras em 2024
Santos e Guarujá, cidades do litoral de São Paulo, estarão ainda mais interligadas com a futura construção de um túnel para conectar as duas localidades, conforme informações do presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini. As obras estão previstas para começar em 2024, e o investimento calculado é de R$ 5 bilhões, sendo que R$ 2 bilhões já estão disponíveis.
Em coletiva no auditório da APS realizada na última terça-feira (6), Pomini destacou que o projeto do túnel foi aprimorado e está em fases avançadas de negociação. O próximo desafio, de acordo com o presidente, é obter autorizações das licenças ambientais e aprovação do governo federal. Após atender essas demandas, o edital será publicado e as obras darão início no ano seguinte.
Investimentos e melhorias adicionais
Outras melhorias significativas também estão planejadas para a região, incluindo a dragagem do Porto de Santos, visando garantir 15 metros de calado para a navegação. Está em análise a possibilidade de um novo contrato para aprofundar o canal, permitindo aumentar o calado para 16 e, posteriormente, 17 metros, de forma a comportar navios com mais de 366 metros.
Por último, Pomini abordou a reforma da passarela que interliga Santos a Vicente de Carvalho, revelando que o projeto incluirá um espaço dedicado aos ciclistas. Ressaltou que o novo projeto terá rampas laterais, permitindo o uso da estrutura sem a necessidade de descer da bicicleta. Os editais para essas obras devem ser publicados ainda em 2023, e a expectativa é que sejam concluídas nos meses seguintes.