Economia

Volkswagen anuncia paralisação temporária na produção no Brasil, apesar do incentivo do governo

Ao desafiarem as recentes medidas do governo para estimular a indústria automobilística, as fábricas da Volkswagen no Brasil interromperão sua produção temporariamente devido a uma “estagnação do mercado”, informou a empresa.

A montadora destacou que todos os trabalhadores serão contemplados por “ferramentas de flexibilização” durante essa pausa na produção. Essas ferramentas foram acordadas previamente entre os sindicatos e colaboradores da Volkswagen.

Na fábrica da empresa em São José dos Pinhais, Paraná, um dos turnos de produção do T-Cross terá sua produção interrompida – um processo conhecido como layoff. Esse turno está nessa condição desde o dia 5 de junho, com uma prorrogação esperada de entre dois a cinco meses. Enquanto isso, o segundo turno da planta cessou suas operações na última segunda-feira (26), em uma suspensão que durará até sexta-feira (30) sob esquema de banco de horas.

Da mesma forma, a planta em Taubaté, São Paulo, suspendeu ambos os turnos de produção dos modelos Polo Track e Novo Polo desde o dia 26. Essa interrupção, que também funciona sob um regime de banco de horas, se estenderá até sexta-feira (30).

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A fábrica Anchieta de São Bernardo do Campo certificou férias coletivas de dez dias para ambos os turnos a partir do dia 10 de julho. Os modelos produzidos nessa unidade incluem Novo Virtus, Novo Polo, Nivus e Saveiro.

Volkswagen anuncia paralisação temporária na produção no Brasil, apesar do incentivo do governo
Decisão da montadora ocorre mesmo após lançamento, no último dia 6, de um programa de incentivo do governo federal à indústria automotiva(Divulgação)

A decisão de suspender a produção ocorre mesmo após o governo federal ter lançado um programa de estímulo à indústria automotiva no dia 6 deste mês. Esse programa oferece descontos temporários na compra de veículos novos, incluindo automóveis, ônibus e caminhões.

Especialistas, como os entrevistados pela Agência Brasil, comentaram que o pacote de estímulo pode não apresentar os resultados esperados, considerando a curta duração e o limitado volume de recursos. Gilberto Braga, professor de economia do Ibmec, concordou que, embora o programa esteja direcionado de maneira correta, suas dimensões restritas dificultam uma produção duradoura de efeitos positivos no setor automotivo.

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