Empreendedorismo

Vender pela internet exige habilidades digitais; entenda

Vender produtos pela internet pode ser uma boa opção pensa em empreender. Mas ter um e-commerce não se resume divulgar na internet e esperar que os consumidores venham até sua empresa.

Não que esta seja uma ‘ciência’ para poucos, mas é preciso algum nível de dedicação para obter sucesso. Por isso, é necessário dominar algumas habilidades para alavancar o e-commerce.

De acordo com pesquisa realizada pela Social Miner e Opinion Box, em 2021 cerca de 50% dos consumidores devem comprar mais via e-commerce.

Para aproveitar este movimento acentuado pela Pandemia em 2020, as empresas devem se adaptar e ajudar seus profissionais com as habilidades de marketing que podem contribuir para alavancar os resultados de um e-commerce.

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Vinícius Correa, CEO e fundador da Mailbiz, empresa especializada em consultoria e soluções de e-mail marketing, listou algumas dicas para ajudar.

Confira.

Capacidade de Comunicação

A escrita nada mais é do que uma forma de comunicação textual. E é preciso ter esta compreensão na hora de produzir artigos para blogs, tutoriais e outros conteúdos voltados ao público da empresa. Ter empatia e aproximação na escrita pode ajudar, e muito, na melhoria dos resultados da empresa. Os clientes gostam de um tratamento diferenciado.

Análise de Dados

O mercado tem olhado cada vez mais para os dados na tomada de decisão. Seja uma empresa ou um investidor, os indicadores precisam ser analisados de forma minuciosa por alguém que conheça este tipo de ferramenta. Esta capacidade para embasar estratégias em fatos contribui para que os lojistas enxerguem movimentos de mercado e evite perdas de tempo e dinheiro.

Percepção Estética e de Design

A aparência de um conteúdo, seja e-mail marketing ou post de rede social pode ter um impacto importante na forma como o público recebe a mensagem. Uma interface poluída ou fotos de má qualidade podem espantar o consumidor da sua empresa. É importante que tudo tenha um design agradável e que seja intuitivo, ou seja, de fácil compreensão.

Compreensão de ADS

Hoje em dia, a mídia paga, apesar de inflacionada, deve fazer parte da estratégia de marketing digital das empresas, assim como a não paga. Tudo deve caminhar de forma harmoniosa. Ferramentas como Instagram e Facebook atingem um número muito grande de usuários. Diante deste cenário, é fundamental que os profissionais dominem a habilidade de marketing de ADS.

Técnicas de SEO

Saber trabalhar com técnicas de SEO é uma habilidade de marketing indispensável para alavancar qualquer e-commerce. A ideia central é que Google e Bing, dois dos maiores buscadores da atualidade, encontrem e cataloguem sua página com mais facilidade. É preciso que o profissional saiba executar o trabalho para que a loja seja encontrada pelos usuários.

O Profissional T do Marketing

O profissional T é, basicamente, aquele que domina muitos conhecimentos, sendo especialista em um deles. Hoje, ao definir uma estratégia de conteúdo, é fundamental que a empresa saiba conversar com as diferentes plataformas a fim de integrar todo o processo e obter melhores resultados.

Por fim, não é obrigatório ser um expert em tecnologia para começar um e-commerce. Contudo, ao longo do processo será fundamental entender, ainda que um pouco, todo o ecossistema de e-commerce. E algumas habilidades de marketing são essenciais para alavancar a loja.

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