Mongaguá e Bertioga suspendem Carnaval 2022
As prefeituras de Mongaguá e Bertioga, no litoral de São Paulo, anunciaram nesta terça-feira (11) que não haverá carnaval em 2022 nas cidades. Segundo os prefeitos de ambos os municípios, a medida visa evitar a proliferação da Covid-19.
O prefeito de Mongaguá, Márcio Cabeça (Republicanos), anunciou, durante transmissão ao vivo nas redes sociais, que a decisão foi tomada também pelo aumento dos casos de gripe.
Segundo o prefeito, assim como em outras cidades, o número de casos confirmados das duas doenças cresceu muito nos últimos meses. “A tendência era esperar [para definir sobre o carnaval], mas se estamos em 10 de janeiro e os números [de gripe e Covid] já estão assim, então, é impossível estarmos em fevereiro com esse número caindo já”, disse.
O chefe do Executivo municipal reforçou que, diante do atual cenário, as pessoas e os comércios precisam manter os protocolos sanitários de prevenção à doença, como uso de máscara, álcool em gel, e evitar aglomeração.
“Não tem como fazer um carnaval de blocos sem contato físico, então, realmente isso é uma questão. Mas, estamos trabalhando de outras formas, para tentar manter a economia do município aquecida, mas isso também vai depender dos cuidados de prevenção à Covid-19 por parte dos comerciantes e da população”, afirmou ele.
Em Bertioga, a prefeitura decidiu cancelar a realização do ‘Carnaval é + Família’, mas informou que o festival ‘Verão é Show’, que começa nesta sexta-feira (14), com o cantor Thiaguinho, bem como a programação ‘Agita Bertioga Esporte e Cultura’, iniciada na semana passada, estão mantidos, por se tratarem de eventos controlados.
“Diferente dos shows e da programação de verão, que são eventos controlados, o carnaval tem características que dificultam a aplicação de medidas de prevenção à Covid-19. Portanto, por cautela, decidimos pelo cancelamento do carnaval. Como ocorre desde o início do enfrentamento à pandemia, todas as decisões são tomadas com base na ciência e nos indicadores”, disse o prefeito de Bertioga, Caio Matheus (PSDB), por meio de nota.
A prefeitura destaca que, para ter acesso aos shows e eventos fechados do calendário de verão da cidade, além do uso de máscara e respeitar os protocolos sanitários, é obrigatório apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19. A secretária de Saúde do município, Rebeca Barufi, afirma que, diante da análise dos dados de enfrentamento à pandemia, no momento é possível a realização de eventos fechados.