Empreendedorismo

Seis Dicas Para Investir no Mercado de Alimentação

No Brasil, a área de alimentação é uma das mais tradicionais dentro do mercado de franquias. De acordo com informações divulgadas pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), esse setor faturou R$42.816 bilhões em 2017, o que representa um crescimento de 6% em relação ao ano anterior. É neste cenário que atua Fábio Xavier, CEO da Oca de Savóia, rede de franquias conhecida há mais de dez anos pela venda de pizzas em fatias.

Após pesquisas de mercado realizadas pelo Brasil e pelo exterior, o líder da marca e sua equipe conseguiram adaptar os produtos da rede a seu público alvo. A empresa adotou uma tecnologia de ultracongelamento a base de hidrogênio, capaz de conservar o sabor das massas, além de dispensar o uso de conservantes, mantendo-os 100% naturais. Com isso, conseguiu combinar a dinâmica do “slice americano” com o paladar brasileiro, tornando-se a única rede com velocidade de atendimento sem uso de aditivos químicos.

Atualmente, a empresa conta com mais de 35 pontos de vendas franqueados, número que cresce mensalmente. Além disso, as pizzas da rede conquistaram o consumidor gaúcho virando uma verdadeira febre entre os torcedores do Grêmio e do Internacional. A rede também conta com unidades em diversos shopping centers, lojas de rua e, até, em eventos.  

Com a experiência adquirida ao longo do tempo, Xavier listou algumas dicas para quem pensa em investir na área de alimentação. Veja abaixo: 

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(Foto: Passo Avanti / Divulgação)

Tenha um padrão para seus produtos  

Os alimentos oferecidos aos clientes devem seguir um padrão, ou seja, precisam ser servidos exatamente da mesma forma, independentemente da unidade. Caso isso não aconteça, a marca acaba deixando de fidelizar o seu público.

Priorize a qualidade dos insumos  

Oferecer produtos de qualidade é a premissa de qualquer marca. Por isso, investir na excelência dos insumos fará muita diferença na entrega dos alimentos, que terão seus sabores ressaltados.

Analise as preferências do seu consumidor

Faça pesquisas de mercado. Isso vai ajudar a entender quem é o seu cliente e o que ele deseja consumir. Além disso, também ajudará a definir estratégias de lançamentos de novos produtos e, certamente, deixará a sua clientela satisfeita. 

Aposte em tecnologia

O mundo está cada vez mais tecnológico e as empresas precisam se adaptar a esta realidade. Assim, será mais fácil obter sucesso no seu negócio se encontrar instrumentos que ajudem a otimizar a produção e as vendas.

Mantenha a sua equipe empenhada e motivada

Além da qualidade, é importante ter uma equipe bem treinada e empenhada para atender ao público de forma adequada. Crie metas e bonificações de acordo com a produtividade de cada um. Isso manterá a equipe motivada para oferecer um atendimento de excelência.

A embalagem é o cartão de visitas

A embalagem é o primeiro contato visual que o seu consumidor tem com o produto. Ela deve ter uma boa aparência e precisa chamar a atenção. Além disso, é preciso que acondicione o alimento de uma forma satisfatória para que não seja entregue de forma desagradável. Vale lembrar que não basta vender uma comida saborosa, ela precisa também parecer saborosa.

 

(Texto: Debora Luvizotto – Passo Avanti)

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