Brasil Sorridente é retomado pelo governo federal para garantir acesso à saúde bucal
O programa Brasil Sorridente foi retomado pelo governo federal nesta segunda-feira (8), por meio da instituição da Política Nacional de Saúde Bucal, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A sanção do Projeto de Lei que garante a volta do programa aconteceu em uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Brasil Sorridente foi criado em 2004, durante o primeiro mandato de Lula na Presidência da República, e, segundo dados do Ministério da Saúde, já atendeu mais de 80 milhões de pessoas em todo o país. Agora, o objetivo do governo é oferecer acesso universal, equânime e contínuo a serviços odontológicos de qualidade para toda a população brasileira.
Segundo o presidente, o relançamento do programa Brasil Sorridente completa o pacote de programas sociais que serão retomados pelo governo federal e que são referência em gestões passadas. Para garantir que o programa seja bem-sucedido, é importante que haja apoio e investimentos em infraestrutura e em treinamento de profissionais de saúde, além de uma ampla divulgação para que a população saiba como acessar os serviços disponibilizados pelo programa.