Onda de calor atinge o Sul do país com máximas acima da média para junho
Uma corrente de vento Norte/Noroeste nos baixos níveis da atmosfera bloqueará a chuva e transportará ar mais quente na direção do Sul do país, mantendo o tempo seco e ensolarado até a sexta-feira.
Essa bolha de ar seco favorecerá vários dias de sol no Centro/Sul do Brasil e elevação de temperatura nas tardes, podendo ficar mais de 10°C acima do normal para junho em algumas cidades gaúchas. As máximas ficarão altas em outros países vizinhos também, podendo oscilar entre 30 e 35°C em algumas regiões.
No entanto, o Sul do Brasil apresentará certo resfriamento nas mínimas, podendo ocorrer geada pontual em trechos de serra. No extremo sul gaúcho, a instabilidade poderá antecipar a virada no tempo que ocorrerá no fim de semana em todo o Estado, reduzindo as máximas em grande parte das regiões.
A frente fria romperá o bloqueio atmosférico trazendo chuva e possíveis temporais com vento. O volume de chuva tende a ser irregular, mas será suficiente para reduzir as máximas em grande parte das regiões.
Neste período de bloqueio atmosférico no Rio Grande do Sul, sem chuva e sob a influência do vento Norte/Noroeste a tendência é de máximas muito altas. Na quinta-feira, a temperatura poderá oscilar na faixa de 27 a 29°C e podendo alcançar de 27 a 30°C na tarde de sexta-feira em diversas regiões.
Em Porto Alegre e região metropolitana, o pico do aquecimento tende a ocorrer entre a sexta e o sábado. No Vale do Sinos a temperatura sobe mais e poderá passar de 30°C. Na capital gaúcha, a expectativa é de 28 a 29°C nos bairros mais quentes.
Com informações da MetSul