Bloqueio atmosférico no RS atinge pico de aquecimento nesta sexta-feira
Na próxima sexta-feira, o Rio Grande do Sul terá um pico de aquecimento causado pelo bloqueio atmosférico, resultando em máximas que podem superar os 30°C, uma temperatura muito alta para esta época do ano. O aquecimento é resultado de dias sequenciais de tempo seco e de uma corrente de vento Norte/Noroeste nos baixos níveis da atmosfera. Esse vento traz calor e transporta umidade para a formação da frente fria, podendo antecipar períodos de grande virada na temperatura.
As maiores marcas de temperatura deverão ocorrer entre o Oeste e Noroeste e em partes do Leste, sobretudo nos vales. A temperatura ficará alta também no começo da manhã, com mínimas perto de 20°C na Metade Oeste do território gaúcho. Entretanto, em cidades próximas à fronteira com o Uruguai, a umidade aumenta por conta da aproximação de uma nova frente fria, mas com baixo potencial de chuva.
A mudança na temperatura ocorrerá com a passagem de uma rápida frente fria pelo território gaúcho no fim de semana, trazendo uma brusca virada na temperatura e podendo vir acompanhada de vento forte e temporais isolados. Na retaguarda desse sistema, um centro de alta pressão atmosférica avança com trajetória continental desde a Patagônia até o Sul do Brasil. O núcleo do ar polar estará sobre o centro da Argentina, podendo impactar a temperatura até mesmo no Sul da Amazônia até meados do mês.
Assim, a queda acentuada na temperatura em latitudes tão baixas recebe o nome de “friagem”. No Rio Grande do Sul, a temperatura despenca de forma generalizada de sábado para domingo, e essa mudança será ampla em outras regiões do Brasil. O ar quente atuará em grande parte do Centro e Sul do continente, com impacto no padrão de temperatura entre Paraguai, Nordeste da Argentina, e no Brasil entre o Centro-Oeste e Sudeste, com máximas acima de 30°C em muitas cidades nas tardes desta quinta e sexta-feira. Em algumas áreas do Norte da Argentina, Paraguai e Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, as máximas poderão oscilar entre 33 e 35°C entre a sexta-feira e o domingo.
Os maiores impactos da virada na temperatura serão mais continentais, sobretudo no Oeste do continente sul-americano. Mato Grosso do Sul, Oeste de Mato Grosso, Acre, Rondônia, Argentina, Paraguai e Bolívia poderão sentir os maiores impactos da virada na temperatura.
Com informações da MetSul